Conheça os efeitos colaterais da quimioterapia e como minimiza-los

Saiba como você pode amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia. Dicas rápidas, mas quem podem fazer a diferença durante o tratamento

efeitos colaterais quimioterapia Conheça os efeitos colaterais da quimioterapia e como minimiza los

Câncer é uma doença quem nas ultimas décadas vem matando muitos pacientes. Mas este caso era muito pior há algum tempo atrás. Com o avanço dos estudos e da tecnologia, hoje chegamos a níveis onde a detecção pode ser bem precoce e a eliminação feita por completa.

Um dos tratamentos para quem sofre com a doença de câncer é a quimioterapia. Ela tem por objetivo destruir as células cancerígenas, mas consequentemente ela também acaba afetando algumas células normais. Hoje vamos conhecer alguns dos efeitos colaterais da quimioterapia.

A quimioterapia é um tratamento a base de altas doses de medicamentos fortes, aplicados por enfermeiros especializados. Ela tem várias formas de aplicação, pode ser: oral, intramuscular, subcutânea, e o mais utilizado que é a intravenosa. A quimioterapia age rapidamente se misturando ao sangue e destruindo as células cancerígenas, e algumas normais.

A quimioterapia é um processo indolor, ou seja, por ela mesma não é causada nenhum tipo de dor. Porém, ela tem alguns efeitos colaterais, como tonteiras, dores de cabeça, vômitos, a famosa queda do cabelo, febre, fraqueza no corpo, desânimo. Em casos mais graves, pode chegar a ter sangramentos, anemia, mudanças em seu sistema cardíaco e pulmonar.

Como eu disse acima a tecnologia aplicada aos medicamentos hoje em dia esta cada vez evoluindo mais, com isso estamos chegando a um patamar em que estes efeitos colaterais vem sendo reduzidos de forma drástica. Os novos medicamentos que estão começando a circular para o tratamento com quimioterapia prometem minimizar ao máximo estes efeitos colaterais.

Muitas pessoas após a seção de quimioterapia saem de lá acabadas, arrasadas, pois a cansaço é muito grande e os efeitos colaterais logo começam a bater. Isso não significa que o tratamento não esta dando certo, pelo contrario. Para tentar amenizar estes efeitos colaterais da quimioterapia conheça algumas dicas:

- Após a seção de quimioterapia você estará cansada, enjoada e totalmente desanimada. Portanto vá para casa e descanse. Deite em sua cama e tente descansar o maximo que você puder. Não tenha vergonha de pedir ajuda aos outros, tudo que você quiser como água, biscoito, peça a alguém;

- A alimentação é papel fundamental em qualquer tipo de recuperação. Portanto alimente-se bem. Coma frutas, verduras, alimentos nutritivos. Vale uma consulta a um nutricionista, ele irá poder elaborar melhor um cardápio variado e nutritivo que irá te ajudar na recuperação pós-quimioterapia;

- A hidratação também é fundamental, portanto bebe MUITA água. Ao menos 2,5L de água por dia;

- Atividade física é a melhor maneira de espantar a preguiça de qualquer um. Portanto contra o desanimo, ela é sua melhor aliada. Faça uma caminhada, ande de bicicleta, corra no parque. Vale lembra que uma consulta ao seu médico antes e pergunte se você tem condições para a prática de exercícios físicos.

- Em alguns raros casos a quimioterapia pode acabar afetando os seus dentes. Portanto antes de iniciar um tratamento, consulte o seu dentista. Veja como está a saúde de seus dentes, para não ter surpresa ruim depois.

Durante o seu tratamento você ficará muito carente, precisando ao maximo de sua família e amigos. Alguns sentimentos virão a tona e você tem de tentar controla-los, para não perder o controle da situação.

Espero ter ajudado com poucas dicas para se amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia.

One Response to “Conheça os efeitos colaterais da quimioterapia e como minimiza-los”

  • Berenice disse:

    Achei interessante as observações obtidas,pois é assim mesmo somente estava em duvida com relaçao aos meus dentes,pois os mesmos começou a me incomodar e me esqueci de comentar com o meu médico.

Leave a Reply