Dicas para as madrinhas de casamento

Você recebeu um convite para ser a madrinha de um casamento, mas tem muitas dúvidas sobre como se vestir para este dia? Em um evento tão importante é preciso investir em certos cuidados, pois a madrinha é um dos integrantes que devem abençoar um dos acontecimentos mais importantes da vida dos noivos.

Leia a seguir algumas dicas importantes para fazer bonito o papel de madrinha:

Antes de tudo, a função de madrinha não é somente decorativa. Procure perguntar aos noivos se eles precisam de ajuda para arrumar a lista de casamento, a decoração da festa, realização do chá de cozinha, etc. Como os noivos têm intermináveis tarefas para realizar até o dia do casamento, toda ajuda é bem-vinda, especialmente das madrinhas.

Outro item importante é a escolha do vestido que será usado no casamento. É preciso ter muito cuidado tanto no modelo quanto na cor do modelito. Conforme a etiqueta das festas de casamento, duas cores estão proibidas para madrinhas: branca e preta. É claro que tons mais escuros disfarçam a silhueta, mas nesse caso, as madrinhas podem optar por vestidos em tons de azul-marinho, grafite ou cinza-chumbo.

Os tons opostos são ainda mais perigosos. A madrinha de casamento deve evitar o máximo possível escolher vestidos com tons muito próximos ao branco, como o nude, que está na moda, ou alguns tons de bege ou prateado, pois é a maior gafe ser confundida com a noiva.

Para escolher a cor certa e evitar repetir a cor do vestido usado por outra madrinha, o ideal é perguntar para a noiva ou para a mãe dela quais são os tons dos vestidos de suas companheiras de altar. A regra é que a mãe de noiva escolhe primeiro a cor de seu vestido, seguida pela mãe do noivo, e por fim, as madrinhas.

Para as madrinhas que não querem errar, procure usar vestidos longos, mesmo em casamentos realizados durante o dia ou então ao ar livre. É preciso ter atenção aos decotes do modelito, pois algumas igrejas não permitem vestidos muito decotados nas costas ou na frente. Na dúvida, procure usar na cerimônia boleros ou echarpes.

No caso da maquiagem, se a cerimônia for ao ar livre e durante o dia, ela deve ser bem leve e com cores claras. Em casamentos noturnos, a madrinha pode usar tons mais fortes de sombras e brilhos.

Os penteados das madrinhas estão mais democráticos. Elas podem usar cabelos soltos e com escova, ou então com penteados como coques e tranças, que estão em alta.

Por fim, no caso dos presentes, não existe um limite de preço para os padrinhos presentearem o casal. Pode ser escolhido algo que caiba no orçamento de cada um.

Artigo escrito por Selma Isis

3 Responses to “Dicas para as madrinhas de casamento”

  • jacqueline disse:

    serei madrinha novembro e gostaria de saber a tedencia da cores nesta estaçao

    ———————————————————————————————————————————–

    As mesmas tendências para a primavera/verão! Estará em alta as cores, o color blocking, ou seja, bloco de cores!

  • jessica disse:

    vou ser madrinha em janeiro de 2012 e gostaria de saber se ficaria legal eu usar um vestido vermelho tomara que caia longo.

    —————————

    Depende de onde será o casamento. Se for noturno e em local fechado, fica bonito sim!

  • Mariana disse:

    Olá!

    Serei madrinha em fevereiro de 2012, será as 20h00, posso usar azul marinho?

    obrigada.

    ———-
    Claro, pq não?? 😀

Leave a Reply