ESTROGÊNIO E PROGESTERONA – O QUE É?

ESTROGÊNIO E PROGESTERONAHormônios, você conhece bem os seus? Muita gente diz que a mudança de humor esta relacionada as mudanças em seus hormônios, mas realmente não sabem de quais hormônios estão falando.

Hoje iremos dar mais detalhes sobre o estrogênio e o progesterona, dois hormônios presentes nos organismos femininos e que tem uma grande importância na vida das mulheres!

Nós mulheres costumamos dizer que muitas de nossos comportamentos são em virtude dos hormônios, e realmente são. Mas será que realmente sabemos sobre eles?

Ao contrário do que acontece com os homens, nossos hormônios são liberados em ciclos, variando a quantidade ao longo do mês e até mesmo ao longo da vida, como é o caso da menopausa. E é essa variação que faz com que nosso comportamento seja tão peculiar. Veja abaixo algumas informações importantes sobre os principais hormônios femininos.

Estrogênio

Esse hormônio está diretamente relacionado com o desenvolvimento dos nossos órgãos sexuais. É basicamente o estrogênio que nos difere dos homens, é ele que nos dá todas as características femininas. Ele está em maior quantidade no nosso corpo na primeira metade do ciclo menstrual e colabora para que nosso humor fique mais estável.

Existem alguns alimentos que ajudam a manter um nível do estrogênio fazendo com que ele sempre se mantenha estável em nosso organismo. Este alimentos são: produtos de soja, leite de soja, chá de hortelã, inhame, batata doce, mandioca, linhaça.

Progesterona

Já a progesterona é um hormônio mais relacionado à gravidez, pois é ele o responsável por preparar nosso útero para receber o embrião e produção de leite. Devido à essa função ele está mais presente na segunda metade do ciclo menstrual. Esse hormônio é o grande vilão das nossas variações de humor, de carência e de introspecção, sendo o protagonista da famosa TPM.

4 Responses to “ESTROGÊNIO E PROGESTERONA – O QUE É?”

Leave a Reply