Meditação, conheça seus benefícios, tipos e aprenda a praticá-la

Conheça melhor os métodos de meditação mais usados no Brasil e ainda aprenda a meditar em sua própria casa!

Que mulher nunca surtou na TPM? Ficou tão estressada a ponto de comer uma panela inteira de brigadeiro? Pois fiquem sabendo que todas esses sintomas de TPM, além de outros como estresse, podem ser resolvidos com o simples ato de se desligar do mundo, fazendo com que sua mente pare de pensar.

A meditação é uma ténica muito antiga, assim como a Ioga, tem grande ligação com religiosidade, porém nem todos que praticam esta arte, estão ligados a religiosidade e a espiritualidade. O objetivo da meditação desligar-se do mundo, se esquecendo tudo à volta e fazer uma reflexão de seu estado mental e físico. O corpo e a mente são um só, e quando estão em estado de harmonia, tudo fica mais claro.

Além da pratica espiritual, a meditação é comprovada pela pisicologia que faz bem ao corpo e a mente. Por isso neste artigo iremos explicar mais sobre os benefícios da meditação, tipos de meditação. E também como você pode meditar em sua própria casa!

Benefícios da meditação:

Pode parecer uma besteira ficar parada em um canto silencioso e harmonioso fazendo “aum” sem pensar em nada, apenas relaxando, mas a meditação pode nos conceder muitos benefícios, alguns como:

– Relaxamento mental, físico e emocional;
– Melhora a nossa capacidade de nos concentrarmos;
– Diminui a nossa ansiedade;
– Melhora sua confiança, deixando-o você mais “líder” das situações;
– Aumenta a sua imunidade;
– Auxilia para que você tenha um sono mais tranqüilo e revigorante;
– Auxilia no processo da digestão de alimentos;
– Tranqüiliza a sua respiração, melhorando assim a oxigenação do corpo;
– Melhora a sua paciência, clareza mental e abre sua mente para novos horizontes.

Estes são só alguns dos benefícios que a meditação pode trazer para a nossa vida, se praticada regularmente. Existem ainda estudos que dizem que a pratica deste exercício mental pode melhorar doenças cardíacas.

Tipos de meditação:

Existem diversos tipos de meditação e cada pessoa deve escolher aquele que mais lhe agrada e mais se adapta. Para isto, o indicado é que você procure um professor, que irá lhe ensinar e lhe explicar a diferença entre cada tipo.

Aqui iremos apenas lhes mostra os tipos existentes, sem entrar no conceito de cada um, pois não queremos influenciar que você escolha o tipo errado. Procure uma pessoa qualificada no assunto, para entrar melhor neste mundo.

Os tipos de meditações mais comuns são: Dinâmica, Kundalini, Mandala, Vipassana, Yogasutra, Budista-zen, Meditação transcendental, Raja ioga, Dança circular sagrada, Hare krishna, Kriya ioga, Meditação tântrica e etc.

Existem outros tipos de meditação ao redor do mundo, porém estas, são as mais utilizadas e vistas aqui no Brasil.

Como meditar:

– Primeiramente devemos escolher um local silencioso sem tumulto, com iluminação calma, sem que chame a sua atenção, um local confortável. Uma boa dica é colocar um tapete no chão do quarto e colocar algumas almofadas para o local ficar confortável já que você deve permanecer na mesma posição por no mínimo 15 minutos (para iniciantes);

– Pode se acender um incenso, até colocar um fundo musical de sons da natureza! Muitas pessoas gostam de meditar na natureza e até de olhos abertos, olhando alguma paisagem;

– Você pode ficar na posição tradicional com pernas cruzadas com as costas bem eretas ou deitar com a barriga para cima e pés juntos. Podendo até começar com a técnica da murmuração, fazendo o tradicional som “aum” (Deus), lembre se que o único objetivo da meditação é silenciar a mente, esquecendo tudo e não pensando em nada, não se esqueça também de controlar sua respiração;

– Quanto mais praticamos, mais exercitamos a nossa mente a não pensar em nada, relaxando desde a mente à alma. Uma dica é alongar antes de meditar, seu corpo vai estar bem mais preparado.

Viu só como é bem fácil? Pode ser um pouco chato e entediante no começo, mas tenho certeza que com a prática podemos ver bons resultados.

Boa meditação!

Artigo escrito por Júlia Benjamin

Leave a Reply