O estilo de Amy Winehouse

Tão marcante como sua voz, o estilo da cantora inglesa Amy Winehouse, falecida no dia 23 de julho, também fará parte de história. Foi-se a pessoa, mas sua voz e estilo singulares permanecerão para sempre no imaginário de seus fãs. Além de ter renovado o Jazz e a Soul Music, em poucos anos de carreira, a cantora trouxe um estilo único de se vestir, ressuscitando roupas e maquiagem típicas dos anos 40 e 50, inspirado nas divas soul dessas décadas.

A maquiadora Vanessa Rozan, uma das mais conceituadas profissionais da maquiagem no Brasil, em entrevista para a MTV, comentou que ela soube compor um estilo capaz de refletir sua imagem de intérprete que se entregava de corpo e alma às canções.

Isso pode ser percebido no uso do delineador estilo “gatinho”, que era profundamente marcado, aliado com um batom bem vermelho e um coque alto, nos moldes de Brigitte Bardot e Audrey Hepburn, em “Bonequinha de Luxo” (1961), só que desarrumado, irreverente, enquadrado à personalidade forte da cantora falecida aos 27 anos.

Apesar de a compositora e intérprete de “Rehab” não se interessar em acompanhar as tendências de moda como outras cantoras pop como Madonna e Lady Gaga, seu visual era uma das principais referências para a tendência “lady like”, que vem tomando muita força nos últimos desfiles de moda internacionais.

Até mesmo o estilista Karl Lagerfeld, da Maison Chanel, inspirou-se nos decotes dos vestidos estilos Pin-Up dos anos 40 e 50, do coque alto e da maquiagem da cantora em sua coleção de joias e um editorial de moda da griffe para a revista Vogue em 2008.

Na coleção apresentada por Lagerfeld, o “kaiser” da moda, trazia uma versão mais luxuosa de Winehouse, em que o próprio estilista fotografou a top model Coco Rocha. A modelo fazia uso do coque alto estilo anos 50, olhos marcados com delineador exuberantemente, e lábios bem marcados com um batom vermelho.

Vanessa Rozan ressalta que como Amy fazia uso desse visual marcante o tempo todo, ela sempre passava a impressão de que estava sempre bem vestida, mesmo com uma simples regata branca, camiseta e sapatilhas de balé, este último também transformado em ícone fashion por ela.

Seu estilo era tão forte e único, que a maquiadora aponta que agora muitas mulheres quando desejam fazer um delineador “gatinho” ou um coque alto, dizem que querem fazer igual aos usados por Amy Winehouse.

Dessa forma, o legado de Amy, além das canções de qualidade indiscutível, permanece o seu estilo que era ao mesmo tempo, clássico, moderno, elegante e irreverente. Por isso, se você deseja um visual marcante para uma balada, casamento ou baile de formatura, que tal se inspirar na eterna diva do Soul ? Saiba que um penteado mais desarrumado faz um contraste interessante com os luxuosos vestidos de festa.

Até mesmo para o dia-a-dia é possível se inspirar no estilo da cantora: cintura marcada, enfeites de cabelo, vestidos bem femininos garimpados de brechó, camisas, regatas, calças jeans skinny e as já citadas sapatilhas de balé ajudam a compor looks práticos para as mais diversas ocasiões.

Artigo escrito por Selma Isis

Leave a Reply