CREPE FRANCÊS – UMA DELÍCIA DE ORIGEM FRANCESA
CREPE FRANCÊS – A origem do crepe é francesa e sua palavra vem do latim crispus, que significa crespo. Mas nada disso importa quando você tem na sua frente à deliciosa iguaria. Impossível resistir!
O crepe, nada mais é do que um tipo de panqueca, que pode ser comido com algum recheio, seja ele doce ou salgado.
Embora sua origem seja francesa, em qualquer lugar do mundo é possível encontrar este alimento que em alguns lugares são servidos como sobremesa, enquanto em outros têm caráter de prato principal.
Muito fácil de serem preparados, os crepes são feitos, basicamente, a base de farinha de trigo, leite e ovos. Uma receita simples e muito saborosa, que reserva alguns segredos quanto ao seu preparo.
O segredo da receita está em sua massa, que deve ser bem fina e suave. Todos os ingredientes – leite, ovo, farinha de trigo, manteiga, sal e açúcar -, devem ser batidos no liquidificador de forma que fiquem homogêneos. Feito isso, a massa deve descansar por cerca de 30 minutos para que o resultado seja melhor, já que é neste período que o glúten da farinha de trigo se abranda.
A massa do crepe deve ser levada ao fogo em uma frigideira, onde um fio de óleo deve ser adicionado. Os utensílios de teflon são os melhores, já que o material é antiaderente e evita que os alimentos grudem em sua superfície. É importante que a frigideira esteja bem quente e que a massa seja colocada no centro, sendo espalhada de forma uniforme no restante da panela.
Assim que um dos lados cozinharem, irá se desgrudar da frigideira. Nessa hora, você deverá virá-la para que o outro lado seja frito. Ao se adicionar açúcar à massa, é possível que demore um pouco mais para fritar, mesmo que suas bordas estejam bem douradas; se atente a este detalhe para não queimar a massa.
Os crepes podem ser servidos bem quentinhos, logo após saírem do fogo ou, se preferir, podem até ser reservados para serem usados posteriormente. Eles ainda podem ser conservados em geladeira, por até dois dias, ou colocados no freezer, por cerca de um mês, aproximadamente. Faz-se necessário, no caso do freezer, separá-los com papel manteiga para que não grudem uns aos outros.
Quanto aos recheios, estes são diversos e se valer da criatividade para rechear os crepes é uma boa opção. Entre os doces, os mais comuns são os de doce de leite e chocolate. No caso dos salgados, muçarela e presunto, além de frango, são quase unanimidade.