PRINCIPAIS CUIDADOS NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE VIDA DO SEU BEBÊ
Sabemos muito bem que os bebês são muito delicados e precisam de cuidados e atenção especial. Logo nas primeiras semanas, a criança ainda não se adaptou a nada e pode apresentar algum tipo de reação alérgica ou infecção se não for devidamente cuidado. Saber dar banho, alimentar e até mesmo observar o sono da sua criança, é importante para saber se a saúde dela está em perfeito estado.
Como sabemos apenas os conceitos básicos e principalmente as mães de primeira viagem encontram-se perdidas em muitas situações, reunimos aqui, os principais cuidados que você deve ter com um bebê logo nas primeiras semanas de vida dele.
Alimentação
Durante os nove meses de gestação, o seu bebê não se alimentou de nada sólido, então o organismo dele, não tem ainda formação suficiente para suportar esse tipo de alimento e fazer a digestão correta. Para as primeiras semanas, e a maioria das mães segue até o primeiro ano, o ideal é alimentar a sua criança apenas através da mama. Esse alimento possui a quantia adequada de gorduras, proteínas e carboidratos que a sua criança precisa nessa primeira fase da vida.
Banho
Nessa primeira fase da vida do seu bebê, evite usar sabonetes ou xampus, principalmente os que têm perfume ou aroma pois podem causar algum tipo de alergia ou irritação na pele da criança. Escolha aqueles mais neutros e de glicerina. Também não use loções logo nas primeiras semanas.
Banhos de sol
Esses banhos já são indicados apenas para aqueles bebês que passaram do primeiro mês. Os banhos de sol devem acontecer antes das 10 horas da manhã ou após as 16 horas da tarde e com duração máxima de 15 minutos. Eles são importantes para a incorporação do cálcio ao osso.
Vacinas
A primeira dose da vacina contra a hepatite do tipo B e a BCG contra a tuberculose geralmente é aplicada já na maternidade. Caso aconteça de faltar vacina, procure um posto médico logo que sair do hospital. As outras vacinas são aplicadas logo que chegarem a idade limite, indicada no cartão de vacinação que é entregue à mãe após as primeiras vacinas.