QUAIS SÃO OS CAUSADORES DE RUGAS
As rugas são marcas que vem surgindo como um resultado de um fenômeno fisiológico que é praticamente irreversível. Todas as pessoas irão um dia ficar velhas, e com isto as rugas começam a aparecer antes para alguns e depois para outros. Este envelhecimento da pele acontece devido a degeneração e também a diminuição dos tecidos que são considerados elásticos. Estes tecidos são responsáveis para dar uma sustentação e começam a perder aos poucos as suas características originais, gerando assim as rugas.
Estas marcas vão demonstrando a idade biológica do organismo de cada um indivíduo, e nem sempre são resultantes da idade real. O envelhecimento da pele não é apenas provocado pelo passar do tempo mas também por vários fatores considerados externos, sendo assim que a ação do sol poderá ser a mais influente.
A pele humana é um órgão formado por três camadas diferente. E de forma para dentro elas são chamadas de epiderme, a derme e ainda a hipoderme. Na camada superficial, ela é constituída de células feitas na camada mais interna. A derme é a camada do meio e é formada de colágeno e ainda de fibras elásticas. Esta camada com o envelhecimento começa a atrofiar. A hipoderme por sua vez é a camada mais profunda e é constituída de um tecido conjuntivo. Conforme os hábitos de vida de uma pessoa ela deverá conter mais ou menos quantidades de células adiposas.
Quais são as causas das rugas?
Existem diversos fatores que poderão levar ao surgimento de rugas, como o próprio passar do tempo que provoca um envelhecimento natural da pele, este que acontece devido a perda de sua elasticidade. Ao envelhecermos acontece uma diminuição bastante considerável de glândulas gordurosas de suor. E com isto a pele perde a umidade e as fibras elásticas da pele começam a ficar mais enfraquecidas.
Além de todo este gradativo processo de formação de rugas, outros vários fatores influem nos sentidos de tanto. Como o fumo e o estresse, este tipo de alterações de hormônios junto ao vento, o calor e também a exposição praticamente frequente ao sol, talvez são os principais fatores que causam as rugas.
Quais são as principais diferenças entre as rugas de idade e as rugas do sol?
São várias as diferenças entre os tipos de rugas. As que acabam por serem provocadas pela exposição solar que são decorrentes do foto envelhecimento. E também as de idade que são causadas pelo passar do tempo, apesar de existir uma atrofia da derme evidente e da epiderme a pele ainda conta com um aspecto liso e as rugas aparecem de forma discreta.
No caso do foto envelhecimento celular, a superfície da pele adquire um aspecto áspero espesso e ainda nodular. As rugas acabam aparecendo de forma bem profunda e demarcada. E a pele que está envelhecida deverá ter uma quantidade menor de elastina, e também de vascularização do colágeno. A pele que sofreu com os efeitos do sol conta com várias fibras de colágeno que são ainda mais desorganizadas. E, além disto, as elásticas acabam se transformando em grandes massas amorfadas e os vasos começam a ter uma parede duplicada, se somando a isto temos a infiltração do chamado linfohistiocitário ao redor leva a um quadro da chamada heliodermatite, o que é uma dermatite que é provocada pela ação dos raios solares.
As rugas de expressão surgem devido a uma contração muscular que fazemos com o passar de anos, para nos expressar. E ao sorrirmos, chorarmos ou ainda ficarmos bravos acabamos por moldar nossos rostos com um formato, e por isso estas rugas acontecem de forma mais frequente ao redor dos olho, na região da testa e também nos lábios.