Conheça os tipos de protetores/filtros solares

Hoje vamos falar de algo que já esta mais do que batido nessa época do verão, mas que não custa nada lembrar, que é o protetor solar ou filtro solar! Ele é o único que realmente irá te proteger contra os raios nocivos do Sol. Portanto vale a pena explicar como ele funciona e qual é o melhor protetor para cada tipo de pele.

Protetor solar como todas nós sabemos é uma loção que irá nos proteger dos raios ultravioletas, que se chegam em cheio a nossa pele pode causar diversos problemas, como manchas e envelhecimento precoce da pele. Muitas pessoas não sabem mas há um grande diferença entre filtro solar e protetor solar.

O filtro solar, conhecido como físico é um bloqueador do sol. Ele tem como finalidade refletir e espalhar a radiação solar. Já o protetor solar, conhecido como químico tem a função de absorver os raios ultravioletas antes que eles cheguem a nossa pele.

Todo protetor/filtro solar vem com um Fator de Proteção Solar ou FPS escrito em sua embalagem. O FPS indica o valor do tempo que a loção irá garantir proteção da sua pele, por exemplo, se você usa um protetor FPS 30, significa que sua pele estará 30 vezes mais protegida do sol.

O que muitas pessoas desconhecem é que não adianta comprar qualquer protetor solar, pois ele reage com a sua pele, ou seja, a eficiência do produto depende do seu tipo de pele. Por isso pessoas que possuem uma pele clara têm maiores chances de adquirir um câncer de pele, para evitar isso, este tipo de pessoa deve optar por um FPS 30 ou maior! Vale lembrar também que na compra do seu protetor, verifique se ele tem garantias de proteção contra raios UVA e UVB, caso contrario, deixe-o de lado.

Os raios UVA causam prejuízo de longo prazo a pele, costumam atingir a área mais profunda da pele. Os raios UVB são os que causam a vermelhidão, queimaduras, manchas, pois atingem logo a área intermediaria da pele.

Para se proteger não tem outro jeito, quem possui pele mais clara precisa de uma proteção maior, ou seja, um maior FPS e à medida que a pele for escurecendo o nível da melanina é maior, portanto não precisa de um FPS tão alto assim, mas vale lembrar que prevenção nunca é demais. Lembre-se de passar o protetor com no mínimo 30 minutos antes de sair no sol e reaplicar a cada duas horas.

Leave a Reply