ALISAMENTO COM FORMOL, FAZ MAL?

ALISAMENTO COM FORMOL – Já é comprovado por especialistas que o formol faz mal ao cabelo e à saúde. O formol tem sido usado em produtos cosméticos para alisamento dos cabelos e fortalecimento das unhas. Entre os males à saúde que essa substância pode causar está o surgimento de tumores malignos. Médicos especialistas na área apontam o formol como causador de câncer em alguns casos. Diante disso, assim que foram lançadas técnicas de beleza com a utilização do formol, o seu uso foi proibido. Essa proibição se tornou mais evidente em 2009, com a popularização do produto e o aumento da procura por técnicas de alisamento com a utilização dessa substância.

ALISAMENTO COM FORMOL FAZ MAL

Alguns cabeleireiros decidiram utilizar os produtos com formol em pequenas doses par diminuir a exposição à substância. Os estudiosos afirmam que mesmo os produtos com as pequenas concentrações, ainda são nocivos à saúde. Quanto aos fins estéticos, o formol realmente funciona. Ele garante o efeito liso desejado inicialmente. Nos dois primeiros meses o efeito funciona bem. Porém, é comprovado que os cabelos começam a ficar porosos, quebradiços e sem vida. O brilho natural dos cabelos desaparece com o tempo, em razão do uso do formol.

A melhor dica para quem deseja alisar os cabelos é procurar um salão de cabeleireiro conceituado para que não corra o risco de ter a saúde prejudicada ou o efeito desejado apenas temporariamente. O produto para o alisamento deve ser adequado a cada tipo de cabelo. Antes de colocar o produto, deve ser realizado um teste nas mechas da parte debaixo dos fios. Na maioria dos casos, o alisamento de cabelos bem crespos ou do tipo afro, é feito com produtos compostos à base de hidróxido de sódio. Esse produto não tem cheiro de para fazer efeito, deve ser deixado por até 30 minutos no cabelo. O retoque na raiz só precisa ser feito seis meses.

Outro produto recomendado para quem deseja alisar os cabelos, mas tem fios mais lisos, é aquele composto por Tioglicolato de amônia ou Hidróxido de Guanitidina. Eles são ideais por que proporcionam resultados satisfatórios, sem o uso de formol na sua formulação química. Pesquise bem antes de fazer o seu alisamento e tenha em mente que se o produto usado não for adequado, é possível perder muitos fios de cabelo neste processo.

Leave a Reply