COMO EXPLICAR PARA O FILHO SOBRE A SEPARAÇÃO NO CASAMENTO

COMO EXPLICAR PARA O FILHO SOBRE A SEPARAÇÃO – Todos quando resolvem assumir um relacionamento, fazem planos para o futuro, e claro que isto envolve casar-se, ter filhos e criar uma família. Mas infelizmente, em alguns casos (e nos dias de hoje, isso significa na maioria dos casos), isto acaba não dando certo, e quando a etapa de ter filhos já foi concluída, a coisa fica ainda mais complicada.

SEPARACAO

De certo que com uma separação, seja ela envolvendo um divórcio no papel, ou apenas a separação física no caso daqueles que não se casaram no papel por assim dizer, é muito difícil, afinal, quando decidiram se unir, era porque provavelmente desejavam passar o resto de suas vidas juntos, mas quando isto não acontece, e os filhos acabam ficando no meio, é necessário dar uma explicação à eles.

Esta provavelmente será a parte mais difícil, é normal casais terem desentendimentos e algumas vezes até discutir na frente dos filhos, mas a questão acaba sendo como explicar que o papai não quer mais ficar junto da mamãe, e porque a mamãe não quer mais que o papai more junto com ela. E infelizmente, esta explicação deve ser dada de acordo com a idade, não se engane porque não é a mesma para crianças pequenas e para os adolescentes. Algumas vezes é difícil até mesmo para os filhos adultos entenderem.

Para os pequenos, o certo é encontrar uma forma mais lúdica de explicar, mas sempre deixando claro que não deixaram de se gostar simplesmente, mas que a convivência não esta dando certo, mas que acima de tudo, os filhos serão sempre prioridade. Afinal, a criança sentirá falta do casal com relação de estarem juntos, e acordar todos os dias e vê-los todas as manhãs. Também é muito importante para os pais que estão se separando, deixar as brigas de lado após a separação, e aprender a conviver em determinadas ocasiões para o bem da criança, assim como tomadas de decisão, e o mais importante de tudo, procurar não falar mal um do outro perto da criança, afinal, o fato de não ser um bom marido, ou uma boa esposa, não significa que não possa ser uma boa mãe ou pai.

Para os adolescentes, é capaz que a história fique mais fácil de ser explicada, afinal, já estão em uma fase mais madura de suas vidas, dependendo da idade, até já tenham seus próprios relacionamentos, e poderão enxergar que nem sempre o amor dura pra sempre, deixando também claro, que este amor é completamente diferente daquele que se tem pelos filhos. Mas também é importante a convivência em determinadas datas especiais, como os aniversários, e algumas vezes, situações que precisem ser tratadas com ambos, para que isto não cause uma revolta à eles.

É de extrema importância que tudo o que esta acontecendo seja bem explicado para os filhos, para que no futuro não haja culpas e nem arrependimentos. E antes de pensar no divórcio, ou separação, pense bem se não há mesmo salvação para o relacionamento, caso ainda haja amor, algumas vezes é capaz que tudo se ajeite.

 

Leave a Reply