Dicas para praticar exercícios físicos durante a gravidez

A pratica de exercícios físicos durante a gravidez pode trazer diversos benefícios para a mãe! Conheça algumas dicas para se exercitar.

Durante a gravidez o corpo da mulher se modifica bastante devido a transformação que o mesmo sofre. Ocorre um aumento de peso, maior aparecimento de estrias, os pés podem inchar e o corpo sofrer dores por diversas partes!

Não existem maneiras de aliviar por completamente os “males” desta transformação, porém a pratica de exercício físico pode ser um forte aliado para a futura mamãe. Os benefícios trazidos pela pratica de exercícios físico são importante durante e após o período de gravidez!

Vale lembrar que necessária a ajuda especializada para as futuras mamães. Por isso não se aventure a fazer exercícios físicos sem a avaliação de um médico e sem um professor de educação física inteiramente ao seu lado! É da vida do seu bebê que estamos falando!

As atividades físicas ajudam no fortalecimento e tonificação dos músculos, no melhoramento da postura, já que a barriga pesada prejudica a postura, no controle do peso, na parte cardiorrespiratória e no trabalho de parto, diminuindo as dores na hora do mesmo. Viu como é super benéfico a pratica durante os meses de gestação?

Além de todos os benefícios antes, também é benéfico no pós-parto, pois facilita na perda de peso, na rigidez na musculatura e da pele. Assim você terá seu corpo de antes da gravidez muito mais rápido do que imagina!

Cada período da gestação deve ser feita uma nova avaliação física da grávida e também do bebê. Assim o seu médico irá poder acompanhar a evolução de ambos e passar para o professor de educação física elaborar os exercícios sem que prejudique a mamãe e o filhote. O ideal é que essa avaliação seja feita de mês a mês, porém se não for possível de 2 em 2 meses é o necessário!

As atividades físicas mais recomendadas são as aeróbias como caminhada, pilates, ioga, alongamento, hidroginástica, ginástica localizada, natação e etc. Algumas mamães conseguem fazer até musculação, porém tem que ser bem de levinho. Isso quem vai decidir será o seu médico junto do seu professor. O ideal é que se pratique pelo menos três vezes na semana, para não cansar muito a mãe.

Outra dica que dou também é a respeito da alimentação. Para quem quer praticar exercício físico, precisa cuidar muito bem da alimentação, ainda mais quando se está grávida. Por isso evite frituras, gorduras, refrigerantes, doces e consuma mais fruta, legumes, verduras e carnes magras. Consumir bastante água também é super importante para manter seu corpo sempre bem hidratado.

Essas são algumas dicas simples para as futuras mamães que querem manter o seu corpo em dia. Seguindo as mesmas e as recomendações médicas, não tem erro, será uma gestação super saudável!

Leave a Reply