Drenagem Linfática para gestantes

Conheça a importância da drenagem linfática para as gestantes ou mulheres que acabaram de dar a luz!

Mulheres que se submeteram à lipoaspiração normalmente realizaram sessões de drenagem linfática após a operação. Trata-se de uma massagem realizada em clínicas de estética com o objetivo de melhor a retenção hídrica do corpo. Dessa forma o organismo expele mais facilmente as toxinas que estão retidas no corpo.

A novidade é que esse tipo de massagem também é um importante aliado para gestantes ou para mulheres que acabaram de dar à luz, pois previne problemas circulatórios. A drenagem linfática é realizada para melhorar a retenção hídrica, que aumenta durante a gestação.

Fisioterapeutas explicam que durante a gravidez, o organismo aumenta a produção de hormônios responsáveis por mudanças musculares e corporais. Uma das tendências mais comuns é que o corpo passa a reabsorver sódio, o que causa a retenção de líquidos. As grávidas podem reter nesse período até oito litros a mais de água do que nas demais pessoas.

Essa alta concentração de líquido acarreta em diversas complicações, como: aumento de peso, indisposição e inchaço. Por combater esses problemas, a drenagem linfática passou a ser a opção ideal para muitas mulheres. Um exemplo foi o da cantora de axé Claudia Leitte, que fez uso da técnica após a gestação do filho Davi. Graças às sessões de drenagem, a musa do axé conseguiu se apresentar linda e em boa forma no carnaval da Bahia em 2009. Outras famosas que aderiram à massagem tanto pré como pós-parto foram a jornalista Rosana Jatobá e a atriz Fernanda Rodrigues.

A técnica da drenagem linfática é feita por movimentos suaves feito pelo esteticista, que tem como objetivo empurrar lentamente o líquido de novo para os vasos, para que seja eliminado posteriormente pelo organismo.

De acordo com especialistas, a drenagem linfática manual corporal ajuda a gestante a lidar com as transformações físicas nesse período. Além disso, as sessões de drenagem podem começar nas primeiras semanas da gravidez, e já nas primeiras sessões a gestante pode perceber seus diversos benefícios no comportamento e corpo.

Esses resultados positivos aumentam a auto-estima da mulher, pois ela passa por uma gravidez feliz e saudável. Quanto ao pós-parto, a drenagem ajuda a reduzir o líquido que foi retido durante a gestação, e ajuda a nova mamãe a ficar em forma mais rapidamente.

Artigo escrito por Selma Isis

Fonte: Tatiana Campos Rocha – fisioterapeuta.

Leave a Reply