ESTIMULAR O BEBÊ A ANDAR

ESTIMULAR O BEBÊ A ANDAR – Nos primeiros meses de vida dos bebês é comum que as mamães estejam sempre atentas e ansiosas com os primeiros passinhos não é mesmo? Totalmente natural, visto que os primeiros passos de um bebê é o indicador de que ele começa a conquistar sua independência e explorar seu próprio universo. Não existe uma idade exata para que o bebê comece a andar, acontecendo naturalmente sem que possamos controlar. Mas nada impede que façamos alguns estímulos para que os bebês desenvolvam mais rapidamente os primeiros passinhos.

ESTIMULAR O BEBÊ A ANDAR

Primeiramente deve se observar em qual fase o bebê se encontra para que assim possamos os estimular de maneira correta. Por exemplo, se ele ainda está na fase de engatinhar é melhor que o estimule a explorar essa fase muito bem, liberando e afastando objetos para que ele engatinhe pela casa e forrando as superfícies evitando assim que as mãozinhas deles escorreguem e se machuquem. Depois de engatinhar, a próxima fase é a que o bebê comece a se levantar usando de apoios móveis e outros objetos, dando pequenos passos sempre se utilizando de apoio e arriscando-se em alguns independentes. Nessa fase a mãe pode estimular a criança ficando do outro lado da sala e o chamando para perto dela, também pode se utilizar dos brinquedos favoritos afastando-os da criança e pedindo para que busquem.

Sem que se perceba, após essa fase o bebê irá andar sozinho antes mesmo do que você imagina, surpreendendo de maneira mágica você e todos que puderem presenciar esse momento tão especial.

É importante destacar que cada criança tem o seu tempo, e este tempo normalmente varia dos nove meses até 1 ano e meio de idade. Claro que se o seu bebê estiver com mais de 18 meses e ainda não tiver dado os primeiros passinhos é de extrema importância que visite um médico pediatra e neurologista para que o submetam a exames e verifiquem o porquê dele não estar andando ainda. Mas até que se completem os 15 meses é natural que alguns bebês ainda não tenham desenvolvido essa prática. Portanto se o seu bebê ainda não deu os primeiros passinhos, tenha paciência e aguarde o momento dele, que dessa forma em breve será surpreendida.

Leave a Reply