Unhas: Mantenha sempre lindas e saudáveis

Saiba mais sobre as unhas e aprenda a cuidar delas para que estejam sempre impecáveis

Se eu logo perguntar pra que servem as nossas unhas virá logo a resposta: “– Para pintar oras!” Mas não é bem assim, como toda parte do nosso corpo, a unha também tem uma função. Elas estão presentes em nossas vidas desde o dia em que nascemos, mas nem todo mundo sabe as suas funções.

As unhas são consideradas estruturas derivadas da pele e surgiram há muito tempo no processo evolutivo das espécies dos animais, são compostas por camadas de proteínas e se desenvolveram para servir como uma arma de ataque. Para os animais eles têm diversas funções, se defender, subir em arvores, e proteção para patas.

Para os humanos as unhas servem de proteção para as pontas dos dedos e também já serviram como arma de defesa no passado, as unhas também servem como uma ferramenta auxiliar para as mãos (quando manipulamos um objeto com ajuda da unha) e por fim começaram a ter uma função decorativa.

Depois do rosto, as mãos são a parte do corpo que mais chama a atenção das pessoas, servindo assim as unhas, um complemento na estética delas. Desde muito tempo os homens criaram ferramentas (lixa, alicate, etc.) para que nossas unhas ficassem sempre lindas e charmosas. Mas além dos cuidados estéticos devemos cuidar da saúde de nossas unhas, que é o principal ponto para deixá-las saudáveis. Vamos conhecer alguns truques para que elas fiquem sempre bonitas e fortes:

Saúde das unhas

Para que nossas unhas permaneçam saudáveis e com um crescimento contínuo devemos estar atentas principalmente a nossa alimentação, pois se não tivermos uma alimentação saudável, não vai adiantar hidratar e proteger as unhas. Saúde em primeiro lugar sempre, a beleza e a saúde das unhas vêm de dentro para fora, assim como todas as outras partes do nosso corpo.

Quem nunca ficou se perguntando o motivo de ter algumas manchinhas brancas nas unhas? Essas manchinhas podem ser deficiência em selênio e zinco. E as unhas fracas e quebradiças? Podem ser o resultado de uma deficiência de ferro, que pode até levar a uma anemia. Sabiam que o estresse também pode afetar as unhas?Por isso devemos sempre estar atentas as modificações nas nossas unhas, pois a falta de nutrientes no organismo também reflete nelas. O cigarro também é um grande inimigo das unhas, pois as deixam amareladas

Devemos ter uma dieta equilibrada rica em Cálcio (Leite e derivados), Ferro (Beterraba, bife de fígado), Vitamina A (Couve, espinafre, gema de ovo), Zinco (Nozes, gérmem de trigo), Vitamina B3(Frango, broto de ervilha), frutas vermelhas, etc. Esses elementos contribuem muito para o desenvolvimento das nossas unhas, deixando-as mais fortes, bonitas e saudáveis.

Além de cuidarmos da nossa alimentação devemos cuidar também da beleza estética das unhas, sempre hidratando e as protegendo de agressores externos, já que as nossas mãos e pés estão sempre expostos a bactérias, e produtos químicos. Isso tudo ajuda a enfraqueceras unhas, veja algumas dicas para complementar a beleza das suas unhas:

– Não retire toda a cutícula, as cutículas protegem as unhas, assim evitando as bactérias e fungos. Mas não se esqueça de hidratá-las para que não fiquem ressecadas;

– Pare de roer as unhas, esse hábito só enfraquece suas unhas as deixando quebradiças;

– Use seus próprios materiais para cuidar das unhas. Compartilhar alicates, lixas sem estar devidamente esterilizados podem passar doenças transmissíveis;

– Deixe a acetona de lado e prefira os removedores de esmaltes livre de acetona, pois esse elemento resseca as unhas as deixando fracas;

– Antes de pintar as unhas, hidrate-as e use uma base com fortificante antes do esmalte. No mercado existem várias bases fortalecedoras que realmente funcionam;

– Deixe sempre suas unhas respirarem antes de trocar o esmalte, as unhas precisam de um intervalo para “descansar” de tantos esmaltes (As minhas vão morrer sufocadas, rsrs);

– Use sempre luvas para realizar tarefas domésticas, pois evita o contato com produtos químicos, que podem até causar algum ferimento em unhas sensíveis.

Lembre-se sempre que não basta ter unhas bonitas esteticamente, já que mesmo estando bonitas externamente podem estar com alguma deficiência em vitaminas.

Seguindo as dicas você terá unhas lindas! E se você suspeita que suas unhas estejam com alguma modificação estranha, procure um medico, pois uma simples modificação na unha pode ser um problema grave.

Artigo escrito por Júlia Benjamin

Leave a Reply