A moda das bolsas ecológicas

Vamos começar a pensar um pouco na questão do meio ambiente? Que tal começar usando as lindas bolsas ecológicas?

Em nossos trabalhos, casas, carros, na escola de nossos filhos e agora em nossos armários, a consciência ecológica domina ferozmente, mudando as concepções de belo, útil e correto.

Neste ano, o Brasil presenciou a instauração de uma lei aprovada a favor do controle ambiental: a partir do dia 1º de janeiro as sacolas plásticas foram recolhidas dos supermercados e não poderão ser distribuídas gratuitamente por terem difícil decomposição. Os estabelecimentos devem disponibilizar caixas ou comercializar sacolas reutilizáveis para que o cliente possa transportar suas compras.

Para ajudar a população nessa transição de realidades, as sacolas reutilizáveis têm uma proposta diferente: em sua fabricação são usados materiais resistentes que permitem a customização do objeto, como tintas para tecidos, botões e contas coloridas.

A partir dessa popularização das sacolas reutilizáveis, alguns conceitos de Moda Ética têm aparecido nas vitrines e guarda-roupas de marcas conhecidíssimas ao redor do mundo.

Nunca ouviu falar de Moda Ética? Além da era sustentável que nos cerca, a preocupação com os meios de produção, envolvendo pessoas e meio-ambiente durante esse processo têm inundado os desfiles e coleções de estilistas renomados mundialmente. O objetivo: tornar a indústria da moda mais sustentável e fazer as pessoas entenderem que moda é a demonstração de uma mudança atitude da indústria, expandindo-se aos poucos para grandes marcas.

Você conhece a grife Channel? Até mesmo Karl Lagerfield, renomado estilista desta marca, passou a utilizar ecobags personalizadas, causando furor no mundo da moda.

Esqueça a conotação hippie carregada pelo hábito de usar itens reciclados e pense em duas palavras: sustentável e chique. Alguns estudiosos da moda até chamam essa nova onda de ecochique. Tal tendência não é passageira, veio para ficar assim como a consciência de que precisamos nos preocupar com o mundo em que vivemos.

Para mulheres que adoram compor seu look com modelos diferenciados, além de serem bolsas baratas, podem ser personalizadas e até feitas por você mesma com retalhos de tecido ou qualquer outro material que agrade. Duradouras, laváveis, com design inovador e dizeres modernos, usar essas bolsas ecológicas deixa claro a sua personalidade e o fato de que está antenada não só aos acontecimentos no mundo da moda, mas ao que é relevante para a sociedade como um todo.

Do que as bolsas podem ser feitas? Qualquer material que possa ser reutilizado e transformado em uma bolsa serve para a sua confecção. Os criadores destas peças que já se tornaram chave em nosso dia a dia,utilizam algodão, juta, bambu, plástico reciclado (até de garrafas PET), cintos de segurança, mangueiras de bombeiros, couro do arreio de cavalo, nylon de paraquedas e até embalagens para transportar chá.

Se você mantiver um look básico com jeans e camiseta, pode usar e abusar das bolsas ecológicas em todas as cores e estilos, com dizeres filosóficos ou engraçados. Caso você prefira um look clássico, opte pelas ecobags feitas de materiais que não sejam tecido, um pouco mais ousadas e em tons escuros. A alegria se veste junto com você? Aposte em bolsas que tenham detalhes divertidos como botões, miçangas, botões e texturas impensados.

Criar o belo a partir do lixo, ou melhor, criar tendência a partir do inutilizado é uma mágica que está cada vez mais difundida nas empresas. Seja por seguir uma onda ou por obrigatoriedade em lei, reciclar é a palavra do novo milênio.

Que tal você entrar agora nessa onda? Abrace a coleta seletiva na sua casa, incentive seus filhos e conhecidos a terem uma consciência verde e recicle seu armário, compondo looks com essas bolsas ética e esteticamente corretas. Jogue fora a bolsa de couro de jacaré e adote uma bolsa ecológica.

Leave a Reply