Aprenda a se comportar em uma entrevista de emprego

Muitos empregos são perdidos por conta do mal comportamento durante a entrevista. Por isso anote estas dicas para que você se saia bem na entrevista de emprego

Hoje vivemos em um país onde a busca do emprego é bastante alta, porém a desqualificação profissional também se encontra alta, infelizmente! Aliada a desqualificação, existem também pessoas despreparadas para uma entrevista de emprego.

São muitas dúvidas que nós mulheres temos para a hora da entrevista. A maquiagem certa, a roupa correta, o modo de falar e o que falar, tudo pode estar ao nosso favor se soubermos usar!

Um dos principais fatores de desclassificação nas entrevistas de emprego é o desespero. É até compreensível estar nervosa em frente a um examinador que irá avaliar se você é “apto” a determinada vaga ou não, porém você precisa saber controlar este nervosismo. Fazendo isto, já tem 50% do caminho aberto para você.

Como sempre digo, tudo na vida basta saber como “jogar” e uma entrevista de emprego não é diferente! Basta que você entenda como o jogo funciona e se preparar para o mesmo que você se sairá super bem! Afinal você é uma mulher moderna!

Por isso, hoje resolvemos fazer um artigo que traz os erros mais comuns que são cometidos por candidatos a procura de um emprego. Além de citá-los iremos tentar fazer o máximo para que ele seja corrigido.

Atraso para entrevista: Este é um erro clássico e acontece em mais de 50% dos casos. O erro aqui é que você não se antecipou. Mesmo que você more a 5 minutos do local da entrevista, o ideal é que você chegue sempre pelo menos 20 minutos adiantada! Assim além de não se atrasar, você também mostra interesse pela vaga!

O ideal aqui é que você alguns dias antes, antecipe tudo do dia. Escolha sua roupa, maquiagem, perfume, faça rota da viagem, tempo e tudo mais. Não se atrase NUNCA, pois isso geralmente é fatal.

Não saber nada sobre a empresa: Esse também é um erro bastante clássico. Você enviou o seu currículo pela internet e nem sabe realmente do que se trata aquela empresa. E se na hora o entrevistador quiser saber o seu interesse por aquela empresa, o que você fará? Portanto é ideal que você pelo menos estude um pouco a empresa em questão. Se possível, vá visitá-la alguns dias antes da entrevista. O candidato que sabe sobre a empresa em questão pode usar esse conhecimento a seu favor na hora da entrevista.

Roupas inadequadas: Cuidado com o tipo de roupa e com a maquiagem que você for usar no dia. Já vi pessoas que vão para uma entrevista de chinelo, saia curta, decotes enormes, enfim, nada disso é o ideal para estar ali! O ideal é que você vá de calça, salto e uma blusa sem decotes. Não precisa ir como uma freira também, porém tem de saber se adequar a ocasião.

Enviar currículo para qualquer tipo de empresa: Até entendo que uma pessoa desempregada e que necessita de um emprego faça isso, mas não aconselho a prática. Quando uma porta se abre, outra pode se fechar e talvez esta que tenha fechado seja a porta que você queria entrar. Por isso escolha bem, para não ter de trabalhar “forçadamente” com o que você não gosta.

Ir doente: Não considero este um erro grave, desde que a doença não seja algo que vá atrapalhar a todos dentro de uma sala. Porém o melhor a se fazer é tentar remanejar esta entrevista para outro dia. Lembre-se, para sua doença ter credibilidade e ser aceito remarcar é necessário um atestado médico. Não minta para a empresa a fim de querer mudar o dia por nada.

Não estar preparado para a entrevista: É aqui que queríamos chegar! Se prepare para as perguntas, leia, estude, se concentre e tente ser o mais natural possível. Muitas pessoas são desqualificadas aqui, onde o seu psicológico fala mais forte e você acaba se atrapalhando para responder as perguntas. Respire fundo e vá, pois tenho certeza que você é capaz!

Estas são algumas dicas para se comportar durante uma entrevista de emprego. Não que estas dicas irão lhe garantir a vaga, porém se puder evitar errá-las com certeza alguma chance você terá!

Boa sorte!

Leave a Reply