APRENDER A FALAR NÃO
APRENDER A FALAR NÃO – Baseando-se na dificuldade em se dizer “não”, muitas pessoas se aproveitam deste “probleminha” que outras possuem, fazendo chantagens emocionais e acabando deixando pessoas constrangidas por sentirem uma grande culpa. Ao contrário do que muitas pensam, dizer um “não” é uma arte, pois algumas pessoas simplesmente não conseguem dizer esta pequena palavra, seja por cederem aos pedidos, ou por não conseguirem de fato, se negar a fazer ou permitir que façam algo.
Muitos psicólogos afirmam que ao dizer um “não” para as pessoas que vivem a sua volta, você está contribuindo para que estas pessoas cresçam em maturidade fazendo-as se conhecer mais profundamente e permitindo que elas enfrentem os medos que o cotidiano da vida traz. Sabe-se que não é fácil negar algo a alguém, seja ela de meio familiar, ou do trabalho, mas vários estudiosos afirmam que ao permitir que tudo seja feito e que não se tenha limites, os sentimentos acabam se maquiando em atitudes que não são verdadeiras.
Como já foi dito, ao nunca dizer “não”, os sentimentos podem acabar se maquiando, fazendo assim com que os assuntos fiquem resolvidos parcialmente e muitas vezes traz o sentimento de falsidade. As pessoas que sentem esta dificuldade normalmente não conseguem impor suas vontades, e desta forma acabam se frustrando na vida, não importando em qual âmbito ela mais se importa. Tal pessoa, por exemplo, não conseguirá ser um chefe no bom sentido da palavra, como ele poderá negar algo a um subordinado? Ou como conseguirá impor as obrigações? Em um ambiente profissional ser “bonzinho demais” não é o melhor para o crescimento dentro da empresa e da própria empresa.
Falar “não” é uma questão de consciência, e pode ter certeza que dizer um “não”, não é abrir guerra contra alguém, e também não é sinônimo de briga. Quando se diz “não” para as pessoas se consegue construir uma relação sólida, baseada na verdade e acaba formando personalidades reais. Dizer um “não” é questão de prática, faça isso sempre que sua consciência disser que aquilo merece um “não”. Não existe uma fórmula correta para se aprender tal ato, mas a prática, neste caso, leva sim a perfeição. Com o tempo você estará dizendo “nãos” nos momentos certos, ajudando a fazer escolhas e determinando limites, sejam os seus ou o de pessoas próximas.