Aromaterapia: o tratamento com aromas!
Seja em perfumes, óleos de massagem, cremes corporais, o aroma sempre nos traz algum tipo de sensação não é mesmo? Quem nunca sentiu um perfume em uma pessoa e lembrou-se de outra? Ou sentiu cheirinho de comida caseira e lembrou-se da comida da sua mãe? Isso acontece, pois quando inalamos alguma essência, nossas células olfativas são estimuladas, levando o impulso para o cérebro, que é ligado tudo a memória, respiração e circulação.

Todo perfume tem o poder de nos causar alguma sensação, eu, por exemplo, fui a um medico que simplesmente odiei, e me senti muito mal pelas coisas que ele havia me dito, e eu estava usando um perfume que tinha acabado de ganhar no meu aniversário um dia antes, o que aconteceu? Nunca mais usei o perfume, até tentei, mas toda vez que usava me sentia como no médico! Que estranho não?
Sabendo que o aroma pode nos trazer várias sensações, há milhares de anos atrás a aromaterapia foi criada, uma terapia que cura, previne e trata doenças através de aromas, já que a inalação de algum aroma pode indiretamente fazer com que o cérebro haja no sistema imunológico.
A aromaterapia é um ramo da fitoterapia, que consiste em utilizar aromas de diversas plantas para auxiliar no tratamento ou prevenção de problemas psicológicos, físicos, além de poder tratar e embelezar a pele.
Interessante não é mesmo? Além de poder perfumar o nosso corpo e ambientes, o aroma pode nos trazer diversos benefícios, veja mais alguns deles:
A aromaterapia pode ser aplicada para várias finalidades desde o corpo até a mente:
– Corpo: dores musculares, auxilia na cicatrização de feridas, digestão, ajuda na eliminação de toxinas do corpo, também ajuda a diminuir estresse, tensões, problemas respiratórios, reduz a ansiedade, auxilia no controle de dores como cólica, e infecções vaginais.
– Mente: Auxilia no tratamento de fobias, insônias, age como antidepressivo, acalma, aumenta a auto estima, diminui a tristeza, melhora o sono, estimula o cérebro, alguns até tem efeito afrodisíaco.
Muitos também acreditam que a aromaterapia ajuda no lado espiritutal, podendo fazer parte na prática de meditação, já que alguns aromas tem efeito calmante.
A aromaterapia geralmente é usada com óleos feitos de raízes, folhas e flores. Assim como perfumes, esses óleos têm várias concentrações de essência, alguns têm aromas mais fracos, que duram até 24 horas, outros são mais fortes, onde a fragrância evapora depois de 3 dias e outros que duram até uma semana.
A aromaterapia pode ser usada externamente e internamente.
– Externa: aplicado diretamente na pele, como massagem para tratamento de peles e feridas, e em banhos, nos banhos o aroma também é inalado, mas também é absorvido pele. Além da aplicação na pele, os aromas também podem ser aplicados no ar, como queimar incenso , ativando o olfato, onde o aroma irá conduzir impulsos para o cérebro.
– Interna: Ingerido pelo corpo, fazendo a diluição em água ou na alimentação, agindo direto no sistema imunitário.
O lado negativo da aromaterapia é preço, já que para produzir os óleos é um processo muito caro, porém você pode aproveitar a aromaterapia de formas simples como acendendo incensos, perfumando ambientes com sprays de aroma e difusores e em banhos aromáticos, com óleos mais simples.
A aromaterapia é totalmente segura, porém se quiser usufruir dela, procure um profissional especializado! Será legal tratar problemas sentindo diversos cheiros não é mesmo??
Beijos
Artigo escrito por Júlia Benjamin