Atenção com suas unhas: elas podem indicar doenças

Aprenda a identificar problemas graves de acordo com as suas unhas

Você sabia de que as unhas podem dar sinais de como vai a sua saúde ? É o que muitos médicos acreditam, pois alterações na aparência costumam indicar que a saúde não vai bem. No caso das unhas, elas podem ser importantes aliadas na hora de descobrir se está saudável.

Dermatologistas apontam que um exame nas unhas pode identificar a carência de vitaminas e até indicar doenças graves, como desnutrição e meningite. Através de uma análise feita por um especialista é possível perceber se as unhas sofreram alterações em sua textura, na coloração, ou se existem estrias e fissuras.

Alterações visíveis nas unhas costumam surgir devido a problemas no fígado, desnutrição ou meningite. Os médicos também podem encontrar em alguns pacientes, unhas quebradiças,  finas, com manchas brancas ou roxas.

No entanto, nem sempre as alterações nas unhas indicam problemas graves. Elas também podem surgir devido a uma reação alérgica pelo contato de produtos químicos, como detergentes e sabão. Por isso é muito importante consultar um dermatologista, que deverá indicar exames clínicos para fazer o diagnóstico correto.

Por isso, caso acredite que está com um problema em suas unhas, procure um especialista, nunca faça uma auto-avaliação e automedicação.

Leia a seguir as alterações mais comuns das unhas que podem indicar doenças:

Doenças renais: As unhas ficam esbranquiçadas próximas da raiz e mais avermelhadas nas pontas;

Doenças pulmonares e cardíacas: As unhas ficam com o formato côncavo e de coloração azulada, devido à falta de oxigenação;

Doenças do fígado: Se o organismo estiver com perda de proteína, a unha fica com manchas brancas. Nos demais casos, ficam brancas em seu centro e rosadas nas bordas.;

Meningite: Surgem manchas roxas nas unhas;

Desnutrição: Ficam muito finas, com pequenas hemorragias e esbranquiçadas;

Anemias Crônicas: As unhas ficam mais frágeis, pálidas e com descamação;

Hipertireoidismo: Elas crescem muito rápido, mas moles e finas.

Artigo escrito por Selma Isis

Leave a Reply