Camurcinha, chamois ou suede para o inverno 2012!

Você conhece a diferença entre a camurcinha, o suede e o chamois? Aprenda a combinar estes tecidos sintéticos e ficar dentro na moda neste inverno 2012!

Nesse inverno as cores, as bolsas, os sapatos e outros itens de nosso vestuário têm sido direcionados para alguma tendência. Mas e os tecidos que compõem esses itens? Têm alguma linha a ser seguida?

Camurcinha, suede ou chamois são materiais que têm aparecido com bastante frequência em diversos estudos fashionistas. Se você é preocupada com o meio ambiente e diz que é contra usar pele de animais (afinal, a camurça original é feita com pele de boi), não se preocupe, estamos falando de tecidos sintéticos.

A camurcinha, por exemplo, é um tecido feito de seda. Delicado, pode ser composto com peças finas, mas também vai bem com o bom e velho jeans. Já o chamois é um tecido feito, principalmente, de algodão, mas também pode ser produzido com poliéster. Assim como o suede, recebe um tratamento de navalhagem, criando um toque macio como o da camurça original. O suede, por sua vez, é um tecido feito prioritariamente com poliéster e, por isso, tem uma maior resistência a fricção do que os tecidos comuns. O acabamento em navalha e flanelagem imita a camurça.

O mais interessante desses tecidos sintéticos é que eles têm um caimento mais leve do que os de origem animal, vestindo muito melhor. Além de ser muito mais barata do que o “original”, a camurça mancha fácil e é difícil de manter, o que não acontece com o tecido sintético. O tato é super agradável, por ter uma textura macia com uma pelugem suave. Além da camurcinha, a pelica, o veludo, a seda e a lã estão em alta e podem ser combinados entre si.

Se você for apostar em um look monocromático, vale a pena apostar em diferentes texturas, para dar suavidade a tal. Composições feitas misturando esses materiais com couro ficam muito elegantes.

Mas afinal, como que a camurça pode ser imitada em tecidos sintéticos como camurcinha, suede e chamois?

A camurça natural é feita com a pele que fica abaixo do couro do boi, por isso é menos resistente, mas muito mais macia que a pele superior. Hoje em dia não é comum utilizarmos tecidos provenientes de animais, então o jeito foi criar tecidos sintéticos, altamente resistentes a fricções, com sensação ao toque semelhante à camurça.

Camurcinha, chamois ou suede são basicamente feitos a partir de um tecido sintético que tem um acabamento flanelado e aveludado. Muito mais fácil de manter do que o original, esses tecidos estão presentes em calças, botas, shorts, saias, blusas e bolsas.

Mas um dos grandes trunfos desses tecidos, é que não são quentes ou pesados, podendo ser usados tranquilamente no verão. Então, para transformar esses materiais em looks compostos para o inverno, basta usar meias-calças, casacos ou botas. Carregue um pouquinho na produção com xales, pachiminas e lenços que, além de serem bem vindos, são a cara a da estação.

Esses tecidos sintéticos podem ser usados com peças de couro. “Nossa, mas não vai ficar muito pesado e fora de sintonia?” você deve estar se perguntando, mas a resposta é: NÃO. Principalmente se você for investir em looks monocromáticos, diferentes texturas podem ficar belíssimas.

Um look totalmente preto, por exemplo, com uma blusa com tecido tipo camurça e uma saia de couro, colocadas sobre um scarpin ou bota, acompanhadas de uma meia-calça fio 40 também vai dar um tom sóbrio e refinado para os dias frios. Se você quiser alegrar o visual, aposte em acessórios coloridos como bolsas, lenços ou colares.

Outro exemplo de couro com camurça, sem ser necessariamente monocromátivo, seria uma saia evasê, que cai bem em todos os tipos de corpo, usada com uma camisa fica apropriado até para ir trabalhar. Sobre essas peças, uma jaqueta de couro vai deixar a composição mais refinada, sem ferir a produção.

Acessórios desse material como bolsas e botas também estão em alta, então, se você precisar refinar o visual básico de jeans e camiseta, aposte na camurça sintética para dar um toque de mestre.

Blusa em Suede:

Vestido em Chamois:

Leave a Reply