Cistite: Um tipo de infecção urinária. Conheça os sintomas, tratamento e prevenção

Nós mulheres somos muito cuidadosas em relação a nossa saúde íntima, estamos sempre indo ao ginecologista, prestando atenção na nossa higiene e nos cuidando, porém nem sempre esses cuidados nos livram de todas as bactérias e doenças como o nosso assunto de hoje: a cistite, uma infecção que atinge a nossa bexiga.

Em geral, as mulheres são frágeis em relação à saúde nas partes íntimas, já que as bactérias adoram lugares quentinhos e úmidos e a nossa uretra bem curta, e mais próxima ao anus, o que facilita a migração das bactérias de uma a outra, como a cistite que geralmente é causada por bactérias migram para a uretra e a bexiga.

Como se pega a cistite?

Como a maioria das infecções urinarias a cistite também a causada por algumas bactérias que vivem em nosso intestino e que consegue alcançar à entrada da vagina, tendo fácil acesso à bexiga, penetrando na uretra e atingindo a bexiga. A cistite não é uma infecção transmissível, assim ela só surge por essas bactérias que atingem a nossa bexiga.

Outro fator que contribui para o surgimento da cistite é a obstrução do fluxo urinário, quando a bexiga não consegue se esvaziar de forma adequada a urina restante na bexiga acaba servindo de foco para a reprodução das bactérias. A obstrução também pode causar pedra nos rins e tumores. Um revestimento defeituoso da uretra também pode ajudar a entrada de bactérias. Portanto fique atenta aos cuidados básicos como esvaziar totalmente a sua bexiga.

Sintomas da cistite

Dor e sensação de ardor são uns dos principais sintomas de quem tem essa infecção, que também inclui a freqüente vontade de urinar, sangue ou pus na urina e dor durante as relações sexuais. Preste a atenção nos sintomas, se você tem a maioria deles, procure um médico. O diagnóstico da infecção é geralmente dado pelo exame de urina, porém quando o quadro apresenta a maioria dos sintomas que caracterizam a doença não é preciso fazê-lo, se você descobriu que “pegou” essa infecção, não se apavore, pois a cistite tem tratamento!

Tratamento da cistite

Aumentar a ingestão de líquidos é o primeiro passo para tratar a cistite, redobrar os cuidados com a higiene íntima também é muito necessário. Para tratar a cistite, os medicamentos mais utilizados são Cystex e a Piridium, eles não são antibióticos, porém aliviam os sintomas da infecção. Para a eliminação completa é necessário a utilização de antibióticos que deve ser administrada por um médico. Outra opção para a prevenção da Cistite é um tipo de vacina, a Uro-Vaxom, mas que apenas funciona para as infecções que ocorrem com repetições.

Depois de cuidar e eliminar essa infecção você deve se prevenir para nunca mais tê-la, portanto veja as dicas para evitar novamente cistite:

– Mantenha uma higiene genital impecável;
– Sempre limpe o ânus de frente para que a sujeira não entre na uretra;
– Não prenda a vontade de urinar;
– Não utilize ducha urinária, pois esse procedimento pode empurrar bactérias para a bexiga;
– Beba bastante água;
– Lave a zona genital após a relação sexual para impedir que as bactérias entre m na uretra;
– Não ande por muito tempo com trajes de banho;
– Lavar a parte genital com um sabonete próprio também ajuda a impedir que as bactérias entrem na uretra;
– Evite utilizar produtos como desodorante e afins, que possa irritar a vagina;
– Mulheres que estão na menopausa devem utilizar cremes vaginais para evitar o ressecamento vaginal, assim evitando irritações que facilitam a permanência de bactérias na vagina.

Os cuidados para prevenção da cistite são válidos, porém para algumas pessoas essa infecção está mais disposta a aparecer como: Pessoas portadoras de diabetes, pessoas que mantêm vida sexual ativa e também varia parceiros sexuais. Fatores genéticos e incontinência urinária também podem aumentar o risco da cistite. A cistite em mulheres grávidas pode estar associada a um parto prematuro e bebê de baixo peso ao nascer, para as mulheres grávidas o medico deve receitar remédios específicos e utilizáveis em mulheres grávidas.

Aprenderam mais sobre a cistite? Espero que sim, depois de ter lido o artigo, preste atenção nos sintoma e precauções, e tome todos os cuidados necessários e você se ver livre dessa infecção.

Artigos escrito por Júlia Benjamin

Leave a Reply