Feng Shui: Dicas de cores e harmonia na decoração

Alguém já ouviu falar do Feng Shui? Provavelmente sim, mas alguém realmente conhece a fundo essa arte chinesa? Hoje vamos falar um pouquinho sobre essa arte que se originou há cerca de 5.000 anos atrás.

Apesar de ser uma arte antiga, o Feng Shui evoluiu, e hoje ele nos ajuda a compor ambientes equilibrados e trânquilos, podendo ser usado em casa e até mesmo no trabalho. Superstição para alguns e com fieis seguidores, o Feng Shui está se tornando uma técnica muito importante para quem quer harmonizar um ambiente usando técnicas diferenciadas e fáceis de ser aplicadas.

Baseado no I Ching, Ying Yang e nos cinco elementos chineses(água, terra, fogo, madeira, metal) a teoria do Feng Shui tem tradução Vento-Água, para os chineses esses elementos são como a arte do vento e da água, onde não se pode entender e agarrar.

Todo mundo sabe que um ambiente decorado com bom gosto, e harmonia nos dá sensação de conforto, não é? Dessa forma podemos usar o Feng Shui para nos trazer conforto e deixar nossa casa bem mais moderna usando a energia da casa juntamente com a decoração.

Você já reparou como as cores nos traz várias sensações? E depois que pintamos certos cômodos com cores apropriados elas ficam com uma energia renovada? Essa é uma das áreas do Feng Shui, as cores.

Confira algumas cores e suas sensações:

-Branco: Cor coringa e neutra que nos traz uma sensação de paz e limpeza,pode ser usada em qualquer ambiente, mas quando usado em excesso traz uma sensação de vazio, para quebrar essa sensação basta decorar o ambiente como quadros e vasos bem coloridos.

– Cinza e preto: Representante do elemento água, uma cor também neutra, mas traz sensação de tristeza e angústia, Deve ser usado apenas nos detalhes.

– Lilás/violeta: Uma cor que tranqüiliza, acalma, e estimula a espiritualidade, essa cor é ótima para ser usada em lugares de meditação, em excesso o lilás pode trazer depressão e ansiedade.

-Amarelo: A cor da luz, o amarelo é uma cor energizante, ótima para ser aplicada em locais de estudos, pois estimula a comunicação e atividades mentais, mas tome cuidado ao usar em ambientes inapropriados, pois em excesso provoca muita conversa. O amarelo é uma variação do laranja que também estimula a criatividade e diálogos, em excesso traz rebeldia e conversa demasiadamente.

– Vermelho: A cor da paixão, o vermelho estimula áreas afetivas, sucesso e principalmente a autoestima. É uma ótima cor para ser usada em quartos de casais pois é uma cor excitante e estimulante. Usado na cozinha estimula o apetite. Assim como o amarelo traz agitação, portanto deve se ter um cuidado ao usar.

– Azul: O azul é uma cor calmante, geralmente a preferida dos homens, é uma cor que traz tranqüilidade, é uma ótima opção para quarto de crianças, pois provoca o sono

-Verde: Uma cor neutra que represente o elemento madeira. Deve ser usado em ambientes que se quer elevar a energia, como lugares que abrigam pessoas com problemas de saúde.

O Feng Shui, não se resume em apenas harmonizar ambientes com as cores, confira outras dicas para tornar sua casa com boas energias e harmoniosa.

– Para começar retire tudo que possa impedir a visão da entrada da sua casa, árvores, plantas grandes, e pendure na entrada a representação dos cinco elementos do Feng Shui: fogo, Terra, metal, água e madeira;

– Mantenha sua casa perfumada;

– Mantenha a organização e limpeza da casa em dia, pois esses fatores são importantíssimos para impedir a presença de energia negativa, abra também espaço na casa, retire todo elemento que não tem serventia evitando o acúmulo de objetos, pois isso impede a circulação de energias;

– Evite o acúmulo de objetos também abaixo de escadas, para elevar a energia positiva nesse local coloque flores e objetos alegres e bem coloridos;

– Espalhar objetos alegres pela casa vai te ajuda a estimular pensamentos bons e também atrair energias boas;

– Mantenha portas dos banheiros fechadas e as privadas tampadas;

– Para o Feng Shui, o fogão é responsável pela prosperidade da casa. Portanto mantenha-o sempre limpo;

– Sua cama deve ter acesso por ambos os lados, porem deve ter cabeceira, de preferência a cabeceira da cama deve ser encostada na parede. Evite acúmulo de objetos também abaixo da cama. Evite também colocar espelhos em quartos;

– Para quem gosta de animais aproveite, pois eles são ótimos “condutores” de boa energia;

– Mantenha os ambientes bem iluminados, aproveite para usar luminárias e abajur como item de decoração.

Abra sempre espaço para coisas novas, evite guardar objetos somente por apego sentimental, esse fatos ajuda a manter a renovação das energias pela casa.

Seja nas cores e decoração o Feng Shui pode ser muito útil para quem deseja uma casa mais harmoniosa. Aproveite as dicas e tenha seu lar muito mais confortável e tranquilo.

Artigo escrito por Júlia Benjamin

One Response to “Feng Shui: Dicas de cores e harmonia na decoração”

  • Adriana says:

    Curto o assunto

    —————————
    Olá Adriana, gostou do artigo? Dê uma olhada no artigo sobre acupultura e meditação! Assim como o Feng Shui, são assuntos relacionados aos orientais! Beijos

Leave a Reply