COMO ENSINAR OS FILHOS A DIZER NÃO AS DROGAS
COMO ENSINAR OS FILHOS A DIZER NÃO AS DROGAS – A sociedade moderna tem um problema cada vez maior, principalmente entre os jovens: as drogas. Infelizmente o crescimento das drogas no Brasil está incontornável. Proibidas elas já são, o que faz com que a única forma de realmente evitar elas é educando seus filhos e ensinando o mal das drogas.
A seguir elaboramos um pequeno guia de como livrar seus filhos das drogas. A eficiência não é exata, já que não é uma ciência exata:
De exemplo: tratamentos de choques valem a pena. Mostre para seu filho algum viciado ou usuário que está em clínicas. Vendo exemplos de como uma pessoa fica ao usar drogas seu filho associa as drogas a um prejuízo muito maior do que ele poderia imaginar.
Converse: a conversa é sempre a melhor forma. Tenha uma conversa franca com seus filhos sobre as drogas, mas não o impeça de viver por medo de drogas. Na adolescência, embora seja difícil. Seus filhos devem sim ter uma vida agitada, pois isso será extremamente importante na fase adulta.
Não seja pedante: ser pedante é falar de drogas o tempo todo. Mães e pais cometem um erro comum: falam de drogas e dão sermão a cada vez que o tema é citado. Se já conversou com seu filho, não fique falando disso com seu filho o tempo todo, pois muitas vezes ele pode ir para um caminho errado só pela insistência. É uma idade delicada e você precisa ser delicado também.
Tome providencias: se você percebeu que seu filho está diferente, talvez com olhos avermelhados, não pense duas vezes: investigue as roupas ligue para mães de amigos e tente achar algo. Lembre-se que, a partir dos 14 anos, o cigarro é perigoso e pode representar uma ponte para as drogas. Tome as providencias como castigos, e se for o caso, internações, uma medida muito mais drástica, mas que deve ser feita se você identificar que seu filho é usuário de drogas.