COMO TRATAR DOS CABELOS NO VERÃO

Água salgada e maresia acabam com os cabelos, aprenda a trata-los!

Um sol bem forte com uma brisa vinda do mar. Quem é que não gosta das praias no verão? Um mergulho no mar, uma água de coco bem gelada, algumas horinhas com o corpo exposto ao sol são capazes de revigorar qualquer pessoa que goste de temperaturas mais elevadas. Mas não é só de pros que o litoral é composto, a maresia, névoa úmida e salgada que permeia as cidades litorâneas, por exemplo, é uma grande vilã. E não só para cadeiras de praia, geladeiras, carros e portões de ferro, que esse fenômeno, causado pela presença de sais em pequenas gotas de água do mar, é prejudicial. Os cabelos também sofrem, e muito.

Os fios absorvem facilmente a umidade do ar, que é mais elevada nas cidades litorâneas, deixando os cabelos ondulados mais armados e os lisos bem pesados. Se você tem cabelos danificados ou que sofreram algum processo químico o resultado é ainda pior, devido às cutículas mais abertas.

Mas não é sé quem vai para a praia nas férias que sofre com isso, quem mora nessas cidades tem problemas sérios para manter os cabelos bonitos, sedosos e saudáveis.

O contato com a areia, por exemplo, por mais que não seja direto, traz bactérias que causam a descamação do couro cabeludo. A água do mar também danifica os fios, pois contêm inúmeras substancias e micro-organismos prejudiciais.

Portanto, algumas dicas são essenciais para as moradoras desses locais. Veja abaixo:

  • Para evitar a quebra devido ao ressecamento, evite prender os cabelos com elástico, use uma presilha;
  • Utilize cremes para pentear ou tipo leave-in, de preferência com fator de proteção solar. Esses produtos protegerão os fios, evitando aquele frizz indesejado e conservando a hidratação natural do seu cabelo. Mas não se preocupe se os seus cabelos forem oleosos, existem muitas opções para todos os tipos de cabelo. O importante é conter protetor UV em sua fórmula;
  • Intercale banhos com água salgada e duchas de água doce, reaplicando o creme a cada vez;
  • Ao contrário do que muitas pensam, não penteie os cabelos na praia, mesmo aplicando o creme. Só o faça depois de lavados com shampoo e condicionador;
  • Leve sempre um chapéu ou boné para proteger os cabelos, couro cabeludo e rosto;
  • Não deixe os cabelos secarem completamente no sol, utilize uma toalha para retirar a umidade;
  • Se puder lave os cabelos com shampoo na ducha fria de água doce antes de sair da praia e em seguida passe o condicionados para fechar as cutículas.
  • Você também pode aplicar algumas gotinhas de silicone nos fios de seus cabelos, que formarão uma película isolante em torno deles, impedindo o acúmulo de umidade;
  • Uma vez por semana hidrate seu cabelo com produtos que tenham queratina, óleo de karité e outros nutrientes em sua composição. Pode fazer em casa mesmo, nem precisa ir ao salão.

Você sabia que cabelos que imitam os que vemos nas praias fazem o maior sucesso entre as mulheres? Pois é, o beach hair parece que secou depois de um dia na praia, com leves ondulações. A tonalidade, que pare ser clareada com o sol, também é imitada com tinturas diversas.

Esse estilo “bagunçado” que os cabelos ganham estão presentes em desfiles e até são feitos penteados especiais para imitá-los. As moradoras da praia estão na moda, sem grandes esforços.

Leave a Reply