Cores que serão Tendência no Outono/Inverno 2012

Conheça já as cores que serão sucessos nas ruas durante a temporada outono/inverno 2012!

A temperatura está oscilando e os dias estão ficando cada vez mais frios. Dia 20 de março o outono começou e, com junho chegando, nos aproximamos do inverno. Não basta tirar os casacos do armário, comprar meias-calças e colocar cobertores na cama, com a troca de estações vêm as novas tendências e este ano será o ano das cores quentes!

As estações mais frias geralmente pedem maior sobriedade na hora de se vestir. Tecidos pesados, com cores menos alegres são o que mais vemos nas ruas, mas parece que a tendência das cores para Outono/Inverno 2012, não são as típicas cores sombrias, mas sim cores vibrantes, brilhantes e inovadoras.

A maior referência mundial para cores, o Pantone, aponta que neste ano algumas cores básicas e sempre presentes nos meses frios, voltam com tudo. O amarelo mostarda, o verde musgo, o azul marinho, o vinho e o caramelo, acompanham o branco nas repetições de coleções anteriores. Já alguns tons queimados são novidade, como o FrenchRoast (marrom terra), o Pink Flambé (rosa pink), e o Ultramarine Green (verde-azulado).

No time dos vermelhos e laranjas, bem-vindos em qualquer estação, temos o Tangerine Tango, por exemplo, que aparece como um laranja muito vivo, predominante nessa temporada. Adorada por todas as mulheres, essa cor deve ser abusada em todas as tonalidades que lhe agradarem.

Os tons claros e perolados, por sua vez, quebram a solidez das cores escuras que o inverno traz, como o Honey Gold (dourado) e o Rose Smoke (rosa pastel). Essas cores são ideais para entrarem em composições com marrons ou cores mais escuras.

Calças de veludo marrom com blusas de tecido fino, em tom rosa claro são uma boa opção, ainda mais se acompanhados por acessórios diferentes, como uma bolsa turquesa ou lenços coloridos.

Os metalizados vão estar em pauta, uma dica é utilizá-los nas unhas ou em acessórios para não ser tão impactante. Esmaltes holográficos, flocados e craquelados são opções para modernizar o visual.

Nas maquiagens, os tons podem variar entre quentes e frios, o importante é estarem em harmonia com o resto do seu look. No inverno, geralmente escolhemos cores básicas, mas tons mais quentes podem incrementar o visual e destacar seu olhar.

As composições dos looks deste ano estão ancoradas em um mix de cores, propostas e conceitos. Aposte em looks coloridos, mas cuidado com as combinações, a mistura de azul marinho e vinho é uma das grandes certezas para esta temporada, então pode investir nela, sem susto.

Nas estampas, o poá volta da década de 60, dominando bolsas, sapatos, blusas, calças e até casacos. Mas se você também adora estampas em animal print, as que imitam cobra prometem dominar no inverno e, no pescoço, você vai poder usar colares grandes que vão quebrar a sobriedade das cores do inverno, ou destacar suas ousadas escolhas em um verde pistache ou dourado.

Alguns estilistas contam com lugares específicos para inspirarem os conceitos de suas coleções, como a África ou o próprio Brasil, reafirmando o verde, o laranja e os tons de terra nesta temporada.

O que poucos sabem é que essas combinações de cores vão muito além de gosto ou moda. Há estudos sobre a relatividade das cores e as emoções que passam, afinal, não é a toa que laranja, amarelo e vermelho são consideradas cores alegres e, em contrapartida, cinza, marrom e preto são sóbrias. Confie nos profissionais da moda e nos estudos seculares de composições.

Leave a Reply