Estampa listrada: aprenda a usar da forma certa

Estampas listradas, apenda a usá-las corretamente!

Veja se você consegue adivinhar que peça é essa: um clássico, com forte tendência navy, que vem conquistando o coração de fashionistasnos últimos anos, facílima de combinar com outras e cheia de estilo.

Já sabe? Ainda não? É uma peça super prática, que não pode faltar no seu guarda-roupa e era queridinha de Coco Chanel e Jean Paul Gaultier. Agora ficou fácil né?

A estampa listrada é uma herança do casual chique e ajuda a valorizar até o mais simples dos looks. No verão apareceu em diversos tons e não foi aplicada somente nas blusas, mas também em bolsas, sapatos, calças e saias.

Concordo que pode não ser muito justa a impressão que passa das dimensões de nosso corpo, mas quando aparecem verticalizadas tendem a emagrecer e alongar nossa silhueta. Mas, se você gosta mesmo das listras horizontais, usar esta estampa com um casaco de corte reto na frente e salto alto, pode acabar dando um toque refinado ao seu visual.

Além disso, o tipo de tecido, as cores utilizadas e até mesmo a largura das listras conta para o efeito que a peça vai causar. Mas nada melhor do que o bom senso para medir, na frente do espelho, o quanto ficamos bem e nos sentimos a vontade com uma roupa.

Muitas pessoas se perguntam como podem usar as listras a seu favor, sem exageros. Na moda o exagero é bem relativo, mas para o senso comum algumas dicas podem ser valiosas na hora de combinarmos peças estampadas.

Uma dica infalível é combinar listras com peças lisas. Um look clássico e infalível se dá pela simples junção de uma camisa listrada e uma calça jeans. Com um salto ou tênis, podem se adequar a ocasião que desejar. O segredo está nos acessórios como colares, pulseiras, lenços e cintos.

Você pode ousar nas cores, contrastar as peças, mas deve tomar cuidado com outras estampas. Listras vão bem com tecidos florais e até em composição com outras listras, só que tudo depende de como é cada peça.

Uma combinação certeira é saia floral, delicada e com flores pequenas e minimalistas, com uma camisa de listras escuras e finas, seguidas por listras largas e claras. Se possível, prefira usar as listras na parte superior da camisa (somente da gola até o final do tórax), assim vai evitar colocar as suas medidas em evidência.

Agora uma regra geral: Qualquer peça, com qualquer estampa, fica melhor se modelada o mais perto possível do seu tipo de corpo. Ter algumas blusas largas no guarda-roupa também é essencial, mas vão combinar melhor com peças mais justas e rentes.O segredo está em procurar tecidos de qualidade com acabamentos diferenciados.

Muito presente no verão, essa estampa vai continuar com tudo no inverno. Camisas listradas vão bem tanto durante o dia quanto durante a noite, pois são bem acompanhadas por quase todos os acessórios e fazem par perfeito com calças jeans.

Se você tem uma cintura fina, independente do seu peso, aposte nas faixas e cintos contrastando com o tom ou a cor da sua blusa, sempre alocados na parte mais fina de sua silhueta.

Decotes carecas sempre são vilões, então as golas recortadas em V são uma ótima pedida, mas cuidado com a ocasião para não exagerar no tamanho do decote.

Seja qual for sua silhueta ou preferência, não há erro quando o assunto são as listras. Já foram repetidas em muitas outras coleções e, posso afirmar, ainda continuarão tendência por muitas outras, então, pode desenterrar essa peça coringa do guarda-roupa e coloca-la na ativa novamente.

Leave a Reply