Creme manipulado ou industrializado: qual o melhor?

O que compensa mais na hora de comprar um creme, comprar ele industrializado ou mandar manipular?

Além de nossa aparência, das roupas que escolhemos e como nos comportamos, a pele é o nosso abre-alas em muitas situações. Seja em uma entrevista de empregos, em uma conversa entre amigos, ou até para conhecer um grande amor, a nossa pele sempre contará como a primeira impressão que os outros terão da gente.

Nossos dermatologistas recomendam alguns cremes para tratar especificidades de nossa cútis, como oleosidade em falta ou excesso, manchas causadas pelo sol ou tempo e até para evitar um envelhecimento precoce.

O mercado cosmético evoluiu muito nos últimos anos, nas pesquisas, nos profissionais e nos laboratórios, deixando os produtos industrializados extremamente competitivos, tanto entre eles, em suas diferentes marcas, quanto entre os manipulados. Esses cremes manipulados são indicados para pacientes que precisam de ativos diferenciados em sua fórmula, ou que possuam recomendações especiais para sua pele. Algumas vezes os dermatologistas tratam diversos danos da pele em um único creme, o que facilita a aplicação do usuário e pode até diminuir o custo do tratamento.

Além desses benefícios, podemos contar com uma alteração da composição, dependendo da evolução do caso. Esse tratamento customizado é uma ótima opção também para as gestantes, pois os cremes poderão ser compostos por ingredientes naturais, que não afetarão o feto.

As desvantagens estão em alguns pontos como a demora, por exemplo, pois essas farmácias especializadas podem levar semanas para entregar esses produtos, então, para os mais práticos o melhor seria compra os produtos industrializados, sem precisar retornar ao estabelecimento para buscar o creme. O prazo de validade desses tipos de creme é menor do que o dos industrializados, por não possuírem tantos conservantes químicos. Outro ponto seria as alergias que podem ser causadas pela sobreposição de diversas substâncias. Por isso, vale lembrar que esses produtos devem ser confeccionados em farmácias especializadas e de confiança, além de serem necessárias orientações médicas, tanto na fórmula quanto no uso.

Já os cremes industrializados, se comparados com os manipulados, são destinados a problemas mais específicos e as reações ou efeitos colaterais já são previstos nas bulas. Devido a isso, são reconhecidos como produtos de eficácia conhecida. O controle de qualidade feito previamente para que eles possam ser comercializados é um dos principais diferenciais positivos desses produtos.

Porém, os contras estão na impossibilidade de juntar ativos para tratar de mais de um problema em um mesmo creme, pois as composições vêm prontas de fábricas, portanto, são inalteráveis.

Os preços também variam muito. Quando manipulados, os preços são bem inferiores do que os industrializados. Isso acontece porque as embalagens elaboradas e resultados garantidos pelo controle de qualidade, por exemplo, custam mais. Como já dito acima, a validade dos produtos manipulados é menor, o que também justifica a diferença nos preços.

Vale ressaltar ainda que mesmo os manipulados de melhor qualidade sempre terão um prazo de validade bem menor em relação aos industrializados. Enquanto o primeiro tende a durar meses, o último pode valer por anos.

Mas quais serão os cremes mais eficazes: os manipulados ou os industrializados?

Essa pergunta não tem uma resposta unânime, pois cada pele reage de uma forma. Há muitas pesquisas e investimentos nessa área para que cada laboratório seja certificado com a melhor qualidade, então pesquise antes de comprar. O mais importante é seguir as recomendações do seu dermatologista e investir em produtos de qualidade.

Leave a Reply