Dicas de alimentação para praticar exercícios físicos

Saiba como você deve se alimentar ao praticar exercícios físicos. O que comer, como e quando

Agora que passou o carnaval você está decidida a entrar na academia ou incluir a prática de exercícios físicos na sua rotina? Ótima ideia! Mas não se esqueça que uma alimentação correta é fundamental para que o exercício traga benefícios a sua saúde!

O Dicas Mulheres vai ajudar você a praticar exercícios e se alimentar bem, melhorando assim a sua qualidade de vida!

A prática constante de exercícios físicos necessita que o corpo esteja adequadamente nutrido, pois essa atividade exige mais recursos energéticos. O primeiro passo é você estabelecer o objetivo dos seus exercícios. O que deseja é perder peso, criar massa muscular ou melhorar o condicionamento físico? Sua dieta deva estar alinhada ao seu objetivo. Mas atenção! Se seu objetivo é perder peso de nada adianta você “parar de comer”, pois seu corpo precisa de reservas de energia.

Os carboidratos (massas, pães, batata, hortaliças, cereais e grãos) são ricas fontes de energia, por isso não deve ficar de fora da sua alimentação (mas é claro que você também não pode exagerar). O ideal é que você consuma uma fonte desse nutriente de uma a duas horas antes do exercício e logo depois que concluí-lo. Apesar de também ser um tipo de carboidrato, o açúcar consumido em excesso é prejudicial tanto para a sua saúde quanto para a sua disposição de praticar exercício, pois pode causar a sensação de cansaço e indisposição.

As proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos e feijão) também são importantíssimas em qualquer dieta. Elas tem papel fundamental no crescimento dos músculos e reparo de lesões musculares. Por ter uma digestão mais lenta, evite consumir proteínas próximo ao horário dos exercícios físicos.

As gorduras também são importante para uma dieta equilibrada, pois junto com os carboidratos constituem a fonte de energia para o corpo. Procure ingerir gordura saudável de fontes como peixe, nozes ou azeite.

A hidratação é talvez o componente mais importante da prática de exercícios. Beba água constantemente, antes, durante e depois de suas atividades físicas. Procure consumir de 150 a 300 ml de água a cada 15 minutos de exercícios.

Leave a Reply