Importância dos exames ginecológicos

Conheça a importância de sempre estar em dia com o seu ginecologista. Evite doenças que podem ser facilmente detectadas com alguns exames

E ai meninas, como anda as visitas ao seu ginecologista? Nem tão freqüentes quanto deveriam ser não é verdade? São raras as mulheres que cuidam frequentemente deste departamento.

Hoje vamos falar da importância que tem a visita periódica a seu ginecologista. Para acompanhamento de sua vida sexual, prevenção de doenças e cuidados com a sua saúde.

Tudo bem, nós sabemos melhor que ninguém que os exames ginecológicos são realmente constrangedores, mas isso não significa que não devemos fazê-los. O acompanhamento periódico é fundamental para sabermos como está nosso corpo, para nos prevenirmos de doenças e começar um tratamento caso seja necessário.

A saúde da mulher é realmente cheia de surpresas e em cada momento da vida passamos por situações diferentes. Temos as angústias da primeira menstruação, a atenção redobrada ao começar a vida sexual, os preparativos para a gravidez, a readaptação depois do parto… essa lista é bem longa! Para lidar melhor com nosso corpo não tem jeito, temos que fazer regularmente exames importantes.

Os exames mais comuns no universo feminino são o papanicolau e a ultrasonografia. O papanicoulau consiste na coleta de material do colo uterino para a avaliação em laboratório. É um exame bastante simples e barato, porém muito eficaz na prevenção do câncer de colo no útero que é causado pela infecção do vírus papiloma vírus humano (HPV), aposto que você já ouviu falar dele. Todas as mulheres sexualmente ativas devem realizar esse exame ao menos uma vez por ano. Mesmo sendo um pouco constrangedor ele é fundamental para a saúde da mulher. Procure ir com freqüência ao seu ginecologista, assim, aos poucos, você se sentira mais a vontade para a realização desse tipo de exame.

As ultrasonografias ginecológicas são fundamentais para a avaliação do nosso útero e órgãos pélvicos (ovários e trompas). O incomodo aparece mais uma vez quando o médico nos pede a ultrasonografia transvaginal. É um exame bastante preciso e detalhado que permite a identificação de miomas, cistos e do endométrio (membrana mucosa que reveste o útero).

Fique atenta aos sinais que seu corpo dá, como por exemplo, a ocorrência de secreções vaginais (também conhecidas como corrimentos). Elas são, na maioria das vezes, um indício de que algo está acontecendo. Mas não se desespere e também não confie apenas nos conselhos das amigas, agende uma visita ao seu médico, ele é quem pode dizer como você deve agir para livrar-se desse incômodo.

Leave a Reply