Dicas para fazer com que os filhos comam verduras e legumes

Sempre temos problemas em fazer com que nossos filhos comam alimentos saudáveis, como legumes e verduras. Por isso, saiba aqui algumas dicas para facilitar a vida dos pais!

Todos sabem que para em uma alimentação saudável deve conter frutas, legumes e verduras. Como hoje em dia os pais têm uma consciência maior sobre essa necessidade de nutrientes para a saúde de seus filhos do que no passado, estão sempre tentando fazer com que eles consumam esse tipo de alimento, mas a maioria das crianças sentem repulsa às verduras e legumes, levando aos pais a quase sempre obrigá-los a ingeri.

A repulsa a esses alimentos muitas vezes é repetido porque é visto em casa, na TV ou na casa de amigos, pois crianças aprendem não somente o que lhes é ensinado verbalmente, mas também por imitação (Observando seus pais e tentando imitá-los). Os filhos não vêem os pais mostrando prazer em ingerir verduras, saladas e frutas, estão sempre fazendo comentários ruins sobre esses alimentos, e que são desprazeirosos na ingestão, consequentemente a criança captará rapidamente e terão uma aversão maior sobre os alimentos desse tipo.

Para influenciar as crianças a comer esses alimentos os pais deveriam demonstrar prazer de incluí-los em sua refeição, deixá-los pegar com a mão, fazer a alimentação ficar divertida contando histórias, dando nomes engraçados a esses alimentos, assim a refeição ficará agradável e descontraída.

Variar no corte, criando pratos decorados com carinha de vegetais também pode ajudar suas crianças a se sentirem incentivadas a consumir esses alimentos. Algumas dicas podem ser úteis nessa tarefa que parece ser difícil:

– Espere até que estejam com fome: Se seus filhos tiverem com fome, vão comer o que tiver. Uma boa idéia é servir um aperitivo de vegetais coloridos;

– Apenas uma mordida: Se seu filho diz que não gosta de algum alimento sem experimentá-lo, diga que eles têm que dar uma mordida em algo antes de rejeitá-lo, assim vai se acostumar com a idéia de provar os alimentos;

– Leve-os ao mercado: Deixe que seus filhos escolham as frutas e legumes. Leve os para a sessão de verduras e frutas para que eles admirem as cores e cheiro;

– Deixe a criança cozinhar com você: Além de estimular o companheirismo, faz com que as crianças pensem: “-Eu que fiz, vou comer”. No caso de suco de frutas, deixe-os espremer as laranjas, por exemplo;

– Esconder vegetais na comida: Existem várias maneiras de esconder os vegetais em uma refeição, fazer purê de vegetais, legumes no arroz. É uma maneira de disfarçar e faz a criança comer;

– Opção fácil: As crianças (adultos também) adoram alimentos de fácil acesso: Batata frita salgadinho, docinhos, se entopem de besteiras, para evitar que isso aconteça, deixe as frutas e legumes já preparado, picadinho em um pote na geladeira.

É importante fazer com que as crianças não se sintam pressionadas para comer certos tipos de alimento, pois isso só piora a situação. Com o tempo a criança vai acabar escolhendo o que comer, então respeite sempre os seus gostos e preferências.

Deixando tudo mais divertido faz com que seus filhos se alimentem bem e de forma saudável, tornando uma tarefa difícil bem mais simples e fácil.

Artigo escrito por Júlia Benjamin

Leave a Reply