Maquiagens antialérgicas: Dá pra ficar na moda com elas?

Se você tem alergia a algum tipo de composto nas maquiagens, saiba que hoje você pode usar a maquiagem mineral ou a hipoalérgica.

Você já deve ter ouvido que o “nosso rosto é o nosso cartão de visitas”, então os cuidados com ele devem ser redobrados. Aliar a beleza ao bem-estar tem sido a meta de muitas mulheres, maquiadoras e dermatologistas nos últimos anos, mas as reações alérgicas têm dificultado, e muito, a evolução desse objetivo.

As pessoas que são alérgicas podem dizer que todo cuidado é pouco para quem sofre com reações respiratórias, epiteliais e alimentares, não é mesmo? Nós mulheres temos sempre que prestar atenção aos cosméticos e produtos para higiene diária, verificando se são testados dermatologicamente ou hipoalérgicos.

As mulheres mais vaidosas às vezes demonstram reação alérgica a algumas maquiagens e sabem que, sem elas, se manter sempre bela é uma tarefa um pouco mais complicada. Mas não se desespere, com o avanço da tecnologia, essa área do mercado tem investido muito em produtos hipoalérgicos como esmaltes, bases, batons, sombras lápis para olhos e boca, além de outros.

Além dos cuidados diários com a pele como a limpeza, a tonificação e a hidratação, um acompanhamento com dermatologistas é o mais indicado para evitar e tratar quaisquer problemas ou irritações que a nossa derme possa apresentar.

Se não nascemos com alguma sensibilidade exclusiva a determinadas substâncias (como medicamentos, alimentos, corantes, entre outros), normalmente desenvolvemos alergias a algumas maquiagens por exposição em excesso a um componente determinado de sua fórmula, ou seja, após muitos anos de uso. Depois de cada contato feito com a nossa pele, a substância em questão agride nosso organismo progressivamente, causando uma produção de anticorpos que podem gerar alergia depois de algum tempo.

Se você já sabe que tem alergia a determinado produto é bom que substitua o mesmo por outro sem seus principais componentes. Também seja cautelosa com os produtos baratos, pois podem não ter uma boa procedência. Em alguns casos vale à pena pagar um pouco mais caro nas maquiagens e adquirir produtos de qualidade.

Para evitar esse desgaste da pele, retire sempre a maquiagem após o uso. Os hábitos de limpeza de pele podem ser cansativos, mas devem ser cumpridos sempre.

Uma solução para mulheres alérgicas ou sensíveis a essas maravilhas cosméticas é a chamada maquiagem mineral. A maquiagem mineral contém ativos naturais em sua fórmula e não apresenta pigmentos sintéticos que geralmente causam as irritações. Esses produtos são ricos em elementos que equilibram as barreiras naturais de nossa pele e são compostos, em sua maioria, por zinco, magnésio e cobre.

Além dessas maquiagens minerais, existem as feitas especificamente para quem pode desenvolver alergias, algumas marcas são a Dermage, a Clinique, a Clarins, a Loreal, a Mary Kay e a Vita Derm. Não existem maquiagens antialérgicas, mas sim hipoalérgicas, que causam menos irritabilidade e exposição a substâncias abrasivas e, como todos os outros produtos estéticos, é preciso que sejam testadas antes de uso recorrente.

Você também pode contar com os produtos manipulados em farmácias especiais, caso nenhuma das alternativas acima sane seus problemas, mas não se esqueça: procure um dermatologista e siga suas orientações.

Se você está preocupada com a gama de cores e opções dessas maquiagens diferenciadas, não se preocupe. As desenvolvedoras desses produtos se preocupam em seguir as tendências e disponibilizam as mesmas cores e aspectos das maquiagens vendidas comumente.

O único porém das soluções apresentadas acima é o alto preço desses itens especiais, mas, como dissemos anteriormente, seu rosto é seu cartão de visitas e a sua saúde deve vir em primeiro lugar. Então, não pense que são maquiagens caras, mas sim que precisam de um maior investimento e cuidado ao serem utilizadas.

Fique bonita e saudável com os cuidados e ou produtos certos, invista em seu bem-estar.

Leave a Reply