Pilates: Método de controle muscular que nos traz muitos benefícios

Conheça melhor o pilates, um treinamento com exercícios que podem lhe proporcionar uma vida com menos dores e muitos benefícios!

Hoje nós vamos falar sobre um método de controle muscular bem parecido com a ioga, que já falamos aqui. O pilates. Esse métodos foi desenvolvido por Joseph Pilates, na Alemanha, o objetivo principal do Pilates é melhorar postura e condicionamento físico, porém além melhorar a postura ele nos oferece inúmeros benefícios.

Praticado por famosos como Madona e Alessandra Ambrósio, a pratica do Pilates vem crescendo significadamente, já que muitas mulheres “copiam” os hábitos de famosas que estão em boa forma.

A técnica do Pilates envolve concentração para potencializar os movimentos, a respiração, a respiração deve ser completa para que a oxigenação ajude no controle dos movimentos, a força em todos os movimentos, colocando todas as energias em cada parte do corpo que estamos exercitando, e a precisão, tentar ser preciso em todos os movimentos para que eles saiam sempre perfeitos.

O treinamento consiste em exercícios que fortalecem os músculos, tornando-os mais fortes e flexíveis, até os músculos mais fracos e curtos são fortificados e alongados, aumentando a mobilidade das articulações. As aulas apresentam exercícios suaves com poucas repetições, evitando a monotonia, já que possui grande variedade de movimentos e maioria dos movimentos possuem aparelhos criados especialmente para eles.

O pilates é fácil e traz resultados rápidos e qualquer pessoa com mais de doze anos pode realizá-lo principalmente aquelas pessoas que não são fãs de academias, mas que desejam manter a boa forma, já que não há desgaste físico na sua prática.

Benefícios da prática de Pilates

Além de aliviar dores crônicas, melhorar a coordenação motora, fortalecer os órgãos internos, e facilitar a frenagem linfática, o pilates pode trazer outros benefícios.

– Pessoas Hipertensas: O Pilates pode ajudar na qualidade de vida de hipertensos, pois diminui o estresse e outros fatores que possa prejudicar a pressão arterial, os exercícios devem se associar com o relaxamento, prestando atenção na prescrição do mesmo para evitar a estimulação do aumento da pressão arterial. Os hipertensos podem ser muito beneficiados com o Pilates, pois envolve exercício físico e relaxamento.

– Obesidade infantil: A obesidade está afetando cada vez mais as crianças, cerca de 10% das crianças brasileiras são obesas, com o avanço da tecnologia elas estão cada vez mais sedentárias, com isso os pais procuram métodos para contribuir a melhora da saúde do seus filhos, o Pilates é uma delas, pois além de exercitar o corpo produz massa muscular magra, e aumenta a queima de calorias, o ideal é associar o Pilates com atividades aeróbicas, práticas esportivas, brincadeiras que mova o corpo são idéias para a criançada.

– Pacientes com câncer: Hoje em dia o câncer está cada vez mais comum, principalmente o câncer de mama, além de cirurgias, algumas pacientes se submetem a quimioterapia, radioterapia, procedimentos que diminuem a energia do paciente, e enfraquem os músculos, o Pilates oferece vários benefícios para a recuperação dos pacientes oncológicos, pois melhor o nível de energia, o equilíbrio, aumenta a tolerância a medicamentos, controla o peso e também a autoconfiança, diminuindo o estresse e aumentando a resistência física e saúde emocional.

O Pilates também é super indicado para pessoas que trabalham sentadas, pois fortalece os músculos e também promove o equilíbrio muscular.

Assim como a Ioga, estou louca para experimentar o Pilates! Espero que tenham aprendido mais sobre essa prática e seus benefícios!

Artigo escrito por Júlia Benjamin

Leave a Reply