PRINCIPAIS EXAMES GINECOLÓGICOS
Exames ginecológicos nasceram com a finalidade de diagnosticar ou tratar algumas doenças como a endometriose, HPV, corrimento vaginal ou sangramento fora do período menstrual, servindo exclusivamente para manter o bem estar e saúde, sendo com certeza uma das principais finalidades para esse tipo de exame.
É mantido um padrão de atendimento entre as mulheres, sendo que é indicado que as mulheres façam consulta junto a um ginecologista uma vez por ano, especialmente após a primeira menstruação ou após a primeira gravidez.
Na realidade existe uma infinidade de motivos para que a mulher compareça dentro de um ano, visto que é possível antecipar inúmeras doenças somente com a consulta e alguns exames, porém não é exagero dizer que cerca de 50% das mulheres não seguem esse procedimento de atendimento anual.
Conheça os principais exames ginecológicos
Como dito acima, o ginecologista tem alguns exames que são importantes, além de conseguir prevenir contra várias doenças, claro, alguns desses exames são bastante populares e também são considerados como principais exames.
Isso acontece porque esses exames são utilizados como “padrão” para o atendimento da mulher, considerando os sintomas nos quais descreveu para o médico.
Ultrassonografia pélvica: Indicada quando a pessoa apresenta sintomas de: Ovários policísticos, dor pélvica, gravidez ectópica, infertilidade, útero aumentado, sangramento vaginal. Esse tipo de ultrassonografia permite uma ótima observação do útero, ajudando a detectar algumas doenças que nascem precoce.
Papanicolau: Esse é um exame muito comum e rotineiro dentro dos hospitais, seja da rede pública ou privada, sendo um exame destinado a infecções vaginais, útero indicativo de câncer, alterações na vagina. O procedimento desse exame é feito através de uma raspagem no colo do útero, essa raspagem é feita com a ajuda de um cotonete e depois é levado para analise em laboratório.
Rastreamento infeccioso: Trata-se de um exame muito importante feito com coleta de sangue e analise em laboratório, com esse exame é possível detectar: Sífilis, HIV, candidíase, herpes.
Ressonância Magnética: O procedimento permite analisar bem toda a estrutura genital sendo possível detectar qualquer alteração maligna. O procedimento é feito para detectar: Miomas, câncer de útero e vagina.
Papel do Ginecologista
Esse tipo de exame pode ser pedido por outros médicos, como no caso do Clínico Geral, porém o médico mais especializado para esse tipo de assunto é o Ginecologista , visto que sua área é voltada somente para o atendimento de mulheres e homens onde a causa da doença pode nascer dos genitais.
Atualmente, é possível encontrar atendimento de Ginecologista em redes de postos de saúde em todo o país, por ser um profissional muito requisitado, marcar uma hora com médico nessa área é uma verdadeira “luta“.