TABELINHA PERÍODO FÉRTIL – COMO FUNCIONA

TABELINHA PERÍODO FÉRTIL – Entre os métodos contraceptivos, a tabelinha é o menos eficiente deles. No corpo de uma mulher, a menstruação é uma descamação do endométrio acompanhada de saída de sangue, que acontece uma vez ao mês. Neste processo os ovários reduzem a secreção de hormônios, e eles reduzem o estímulo ao endométrio, o que faz com que as células morram e descamem. O dia de início da menstruação é o primeiro dia do ciclo menstrual. O ciclo menstrual é dividido pela ovulação em duas fases. A primeira delas começa com o início da menstruação e termina com a ovulação. A segunda fase é exatamente o contrário, ela começa com a ovulação e termina com o início da menstruação.

TABELINHA

O método anticoncepcional natural, também chamado de tabelinha, consiste na abstinência sexual dias antes e após a ovulação, chamada de fase fértil. Para saber quais são esses dias, faça o cálculo de acordo com a sua menstruação. A tabelinha é baseada em cálculos do ciclo menstrual. Nos ciclos mais comuns de 28 a 30 dias, a fertilidade máxima acontece entre o 12° 13º 14º e 15º dia. Anote o primeiro dia da menstruação no calendário. Depois marque como dias livres o período menstrual. Do 10º ao 19º dia não tenha relações. Marque na agenda para não engravidar. Se quiser use a camisinha. Do 20º dia em diante, o sexo está liberado.

Se quiser ter relações sempre que desejar, então opte por usar constantemente preservativos ou outro método. As pílulas também funcionam quando se quer evitar a gravidez. O famoso DIU que se coloca internamente nas mulheres também é um dos métodos contraceptivos comuns. Porém nenhum destes é 100% garantido. Existem inúmeros relatos de mulheres que se protegeram e mesmo assim engravidaram. Isso acontece porque os espermatozoides ficam vivos por cerca de 72 horas no corpo da mulher.

Leave a Reply