OS CUIDADOS EM CUIDAR DE RECÉM-NASCIDOS

OS CUIDADOS EM CUIDAR DE RECÉM-NASCIDOS – Os primeiros meses de um bebê são muito importantes. É comum os recém-nascidos chorarem bastante. O choro é motivo de: fome, fralda suja, estresse diante do movimento externo, frio, calor, posição desconfortável, incômodo, irritação por barulho ou outro motivo. Embora isso possa irritar os pais de primeira viagem, lembre-se que essa é a maneira que o bebê acha de transmitir uma mensagem. Com o passar do tempo, o bebê irá chorar menos, conforme suas necessidades vão sendo atendidas.

Outro cuidado que se deve ter com um bebê recém-nascido é acalmá-lo durante as cólicas. Elas são comuns nas primeiras semanas. Neste caso o melhor remédio é o leite materno. É preciso aquecer a barriguinha do bebê e aconchegá-lo para diminuir ou acabar com o choro. É importante saber que choro de cólica começa e termina repentinamente. Nos seis primeiros meses é preferível dar apenas leite materno, pois ele é completo, nutre, hidrata e acalma o bebê. Outro aspecto importante é saber que ao pegar um bebê como a musculatura do pescoço é pouco desenvolvida, é preciso apoiar bem a cabeça e as costas do bebê. Não se deve fazer movimentos bruscos e nem pressionar ou bater na moleirinha do recém-nascido.

Quanto ao banho do bebê não existe uma regra para horário certo. A mãe deve verificar antes a temperatura da água. Outra dica é enrolar o bebê em uma fralda para passar segurança. Para dormir, o bebê deve ser colocado de barriga para cima. Se a criança regurgita demais, uma boa dica é mantê-la deitada de lado.

No começo, o bebê irá fazer cocô cada vez que mamar. Enquanto a criança se alimentar somente de leite, a fezes terá consistência pastosa e cor amarelo-ouro. O bebê pode ficar até dois dias sem fazer cocô. Uma dica é estimular o bumbum do bebê com uma gaze enrolada no dedo.

Leave a Reply